Mais uma raridade desencavada por CARLOS...
“Pedro e o lobo” é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev (compositor russo) em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos, com uma Orquestra Sinfônica completa em que cada personagem é representado por um instrumento ou naipe e tem um tema musical. Uma grande infinidade de orquestras e músicos famosos já gravaram esse clássico.
Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o pássaro, o pato, o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente. A historia é contada através dos olhos do narrador, peça importantíssima e fundamental da história. Em 1975, foi lançado um álbum com uma adaptação rock para o clássico. O álbum conta com um time de primeiro escalão de feras do cenário da época, participam do disco: Manfred Mann, Gary Brooker, Chris Spedding, Gary Moore, Stephane Grappelli, Brian Eno, Keith Tippett, Jack Lancaster, Jon Hiseman, Bill Bruford, Cozy Powell, Phil Collins, John Goodsall, Pete Haywood, Alvin Lee, Percy Jones, Andy Pyle, Dave Marquee, Robin Lumley, Cozy Powell, Bernie Frost, Julie Tippetts, que juntos gravaram um sensacional disco misturando o conto original com rock progressivo. A maioria dos arranjos foi feita por Jack Lancaster e Robin Lumley.
O álbum inteiro foi construído em torno das composições originais clássicas de Prokofiev, mas ao invés de uma orquestra foram utilizados guitarra, baixo, bateria, teclado, além de violino, sax, clarinete, trumpete, entre outros instrumentos. O resultado é maravilhoso, o disco é fascinante. Na faixa tema de “Pedro”, por exemplo, temos Manfred Mann (Manfred Mann Chapter Three, Manfred Mann’s Earth Band, The Blues Band, The Manfreds) no sintetizador, Gary Moore (Skid Row, Thin Lizzy, Colosseum II, Phil Lynott, Greg Lake, BBM) na guitarra, Percy Jones (Brand X) no baixo, Cozy Powell (que passou por bandas como Jeff Beck Group, Rainbow, Black Sabbath, Whitesnake) na batera e Jack Lancaster (nos anos 60 foi co-fundador do grupo Blodwyn Pig com o guitarista Mick Abrahams do Jethro Tull) no sax.
Palhinha com Brand X
Na faixa tema do “Gato” tem Alvin Lee (Ten Years After) dedilhando sua guitarra com Stephane Grappelli (que já gravou com Oscar Peterson, Jean-Luc Ponty, Gary Burton, Paul Simon, o David Grisman, Yehudi Menuhin, André Previn, Mark O’Connor, Diz Disley, Martin Taylor e Baden Powell.) no violino e na faixa do “Lobo com o pato” Phil Collins (Genesis, Brand X) na batera, Brian Eno (Roxy Music, Kluster, Robert Fripp, David Byrne, U2 (como produtor) no sintetizador, Chris Spedding (John Cale, Roxy Music, Mike Gibbs, Sharks, Robert Gordon, Nucleus, Mike Mac Clintock) na guitarra e Robin Lumley (Brand X, Rod Argent, David Bowie) no piano.
Músicos:
Narrador - Viv Stanshall
Pedro - Manfred Mann
Pássaro - Gary Brooker
Pato - Chris Spedding
Pato - Gary Moore
Gato - Stephane Grappelli
Lobo - Brian Eno
Pond - Keith Tippett
Avô - Jack Lancaster
Caçadores - Jon Hiseman, Bill Bruford, Cozy Powell, Phil Collins
John Goodsall, Pete Haywood, Alvin Lee - Guitarra
Percy Jones, Andy Pyle, Dave Marquee - Baixo
Robin Lumley - Teclados
Cozy Powell & Phil Collins - Bateria
Bernie Frost, Julie Tippetts, The English Chorale - Vocais