30 de jun. de 2012

Dércio Marques "Cantigas de Abraçar" (rare rip)

Aqui está uma das obras mais raras de ser encontrada pela net e nas lojas, espero entendam o porque digo tão importante e com um trabalho quase desconhecido de muitos.

É um verdadeiro gênio e um puta de um ser humano que nos deixa, que tal espalharmos sua obra por aí?

Será que nos tornamos aquilo que mais tememos?
Será que nos tornamos preconceituosos e discriminadores?
Lembro-me de Rolando Boldrin meu professor amado, do Renato Teixeira um ser humano maravilhoso e eu já emendo que ao estar junto com o Almir Sater, o Renato se completa; eles se tornam UM e aquilo vira uma sinfonia brasileira.

Nessas também me lembrei de um camarada que tenho respeito e admiração, talentosíssimo e pouco lembrado qdo se fala de Minas, porque sempre são lembrados os mesmos, Milton, Beto Guedes, Lô e etc....que são maravilhosos sim, mas tantos outros ensinaram estes a construírem seu "Clube da Esquina" e o Dércio com certeza foi um deles.

Não tô aqui querendo ser dono de nenhuma verdade, quem sou eu pra isso, estou fazendo uma homenagem simples e singela à um dos mais talentosos compositores da musica brasileira e um dos melhores vocalistas de suas "modas" como o Chico Buarque é das dele.

Realmente ele anda sumido do cenário, teve lá seus problemas na vida como todos nós, mas o Boldrin o levou e um de seus programas o "SR Brasil" na Tv Cultura as terças 22 hs (agora as quintas como me chamou a atenção dona Lucy; é que repostei como tal foi feito, mas tá certo inclusive de lembrar que reprisa no domingo as 10 da manhã), e ele conseguiu tirar lágrimas de jovens e coroas, e ser aplaudido de pé como merece.Esse trabalho eu ganhei dele através de uma amiga comum que mandou me entregar com o seguinte recado : "já que gostou, é seu"!

Poucas palavras pra uma obra que considero uma sinfonia e ele a chama de "Cantigas de abraçar"; acho isso de uma delicadeza tremenda e de uma humildade que poucos seres humanos possuem.

O disco é em papel cartão e nessa cor que vc vê acima mesmo, sem capa de acrílico, que o danifica mais rápido mas lembra mais os vinys do que os cds, até nisso ele é um mestre.

Mestre Dércio, sua irmã Doroty, e outros aqui como o gênio Luis Perequê de Parati e a belíssima voz e pessoa de Daniela Lasálvia

Prometi que iria trazer pra ouvirmos juntos aqui no SM, então tá aí um brasileiro que muito orgulha esse país e que espero consiga levar o amor que ele tanto canta aos corações dos que quiserem.

"Esta obra é uma prenunciação da cantoria de São Gabriel"Músicas e Músicos
Parte 1

1 Por que não me vês (Fausto)
Participação: Stephen Ephendy
2 Cantada (Elomar)
Participação: João Omar / Kaleidoscópio
3 Barbyton (Luiz Perequê)
Participação: Luiz Perequê
4 Ou... me ensine (Gildes Bezerra - Luiz Celso de Carvalho)
Participação: Luiz Celso de Carvalho
5 Esperança passarim (Sergio Ramos)
Participação: Sergio Ramos / Gê
6 Cânticos (Gildes Bezerra - Dércio Marques)
Participação: Confraria da Bazófia / Andréa Daltro / Mônica Albuquerque / Tito Baiense / Ton-Ton Flores / Ricardo Bordini
7 Recolher (Arthur Andrade)
Participação: Confraria da Bazófia / Andréa Daltro / Mônica Albuquerque / Tito Baiense / Ton-Ton Flores / Ricardo Bordini
8 Madre Luna (Folclore equatoriano)
Participação: Grupo Terramérica
9 Ciranda lunar (Amauri Fallabela)
Participação: Daniela Lasalvia / Amauri Fallabela
10 Minas da lua (Gildes Bezerra)
Participação: Saulo Laranjeira
11 As manhãs (Folclore mexicano)
Participação: Benjamim Gonçalves / Fernando Guimarães / Paulo Pio / Zezé
12 Como o pão nasce do trigo (Fernando Guimarães)
Participação: Fernando Guimarães

Musicas e Músicos:

Parte 2

1 Pequenina (Renato Teixeira)
Participação: Renato Teixeira / Zé Gomes
2 História do Cavaleiro Sertanejo e a Princesa do Clarear (Carlos Pita)
Participação: Roze
3 Anjos da terra (Dércio Marques - Paulinho Pedra Azul)
Participação: Paulinho Pedra Azul
4 Retinas (Virginio Siqueira - Maciel Melo)
Participação: Maciel Melo
5 Além de Olinda (José Eduardo Gramani)
Participação: Daniela Lasalvia
6 Peleja do sizal (Fábio Paes)
Participação: Carlinhos Brown / Fábio Paes
7 Canção da vida (Fábio Paes)
Participação: Fábio Paes / Roze
8 Santo Reis (Elomar)
Participação: Elomar / Xangai / Kátia Teixeira / João Omar / Ocello
9 Folia de Baependi (Folclore de Minas Gerais)
Participação: Rubinho do Vale / Titane / Clóvis Maciel / Déo Lopes
10 Arreuni (Chico Maranhão)
Participação: Doroty Marques / Geraldo Biason
11 Aboio (Elomar)
Participação: Carlinhos Brown / Elomar / Fábio Paes
12 Irmãos da lua (Renato Teixeira)
Participação: Ione Papas / João Bá / Dani Lasalvia / Guru Martins / Hilton Acyoli / Sabá Moraes / Daniel Sanches / Amauri Fallabela / Chico Teixeira / Ney Couteiro / Ronaldo José Pereira / Bia Ramsthaler / Dan NakagawaObs:Postado originalmente em 03/02/09 e feitas algumas correções e adaptações para o momento.

Outra obs: Prq sera que nunca consigo deixar esse disco maravilhoso no ar? É a 4ª ou 5ª vez que reposto, e vou insistir.


Enjoy!!!!!!!

5 comentários:

  1. Bom dia, meu amigo....

    Somente escrevo agora, pois tentei dar "chance" a outros amigos do blog.

    Mas percebemos que toda esta efervescência tecnológica e a facilidade multi-media, pouco ou NADA acrescenta aos sentimentos íntimos das pessoas...

    O mundo continua um lugar estranho e "perigoso" para se viver.....as pessoas na sua maioria tem ainda medo de externarem suas emoções mais profundas.....

    Então apenas posso dizer que entendo perfeitamente seu momento e podemos até esperar (infrutiferamente?) que o tempo amenize a dor da perda de um grande amigo....

    Time will tell.....

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
  2. Cara num tô nem aí se as pessoas se expressam ou não, se estão fechadas em si mesmas, se tem problemas pra se relacionar em uma caixinha de um blog anonimamente.
    Já passei da fase de ligar pra isso, prq o ser humano é a pior criatura inventada, egoísta, insensível e injusta. PH, foda-se na realidade esse tipo de gente.
    Quero seres como vc, ZM, Lucy, Poucosiso, Omar, e tantos outros como o Mauri e por aí afora, que mesmo brincando vc sente a essência que o Manito me ensinava desde adolescente, e por isso creio que o Dê me disse uma coisa hoje que cabe aqui: Cara vc tá distribuindo cultura!!!
    O SM é isso, procuro postar o que sinto de melhor, sentir sabe e nao correr atrás dos outros, e quem sintonizar calado ou não amém.
    Só pra vc ter uma idéia, o BMS é o mais procurado da semana e tem mais de ano postado e o Dércio está em segundo bem próximo, ou seja as pessoas procuram e baixam, agradecer ou citar algo? Sei lá se acho necessário, sei que estão atrás porque n]ão tem nem em torrent este disco específico e quem conhece reconhece. Por isso fiz minha pequena parte, dei o valor devido à um artista de verdade em vida, e posso dizer isso em sua partida. É isso, neste momento que escrevo tem vários downs sendo feitos que dá pau no host, gente do Maine, RJ e outros on line, mais de 1.300 pageviwes desde 2008, o silêncio mais barulhento que já ouvi,rs
    Enjoy!!!!!!!!!
    Ah, a perda é natural da vida, e com ela ganhamos outras coisas, no momento tristeza sim, saudades, mas valeu a pena pra ele vale pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Olha...não tenho a vivência de vcs...nem o conhecimento musical...por isso muitas vezes não comento .... mas to deixando esse aqui pra dizer que vcs são dos tipos mais finos que se pode encontrar por ai....
    Obrigado por partilhar e permitir que possamos conhecer tal artista...
    Obrigado também pelos textos tão sinceros e escritos de forma tão emotiva.... é em blogs como esse que a gente percebe como a net vale a pena !
    grande abraço
    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Melgaço2:39 PM

    Seu labor em divulgar o magma do cancioneiro brasílico é digno da mais alta comenda! Salve!

    ResponderExcluir
  5. Queria divulgar mais, mas brazuca só arruma encrenca então vou nos meus amigos que posso me defender, mas agradeço o texto tanto seu qto o do Fábio, o PH eu já explanei...
    Enjoy!!!!!!!

    ResponderExcluir