29 de jul. de 2011

"From The Beginning" Greg Lake Retrospective

Uma coisa é indiscutível: "Gostar ou não" e aqui está um artigo que não discute, tenta esclarecer e apesar de longo se você gosta de musica e músicos perca um pouco de seu precioso tempo pra tomar contato com a carreira desse "cara" que pra mim é um dos que existem, de melhor na música mundial e um dos mais completos músicos que já ouvi.

Poucos músicos no mundo possuem o talento e, porque não dizer, a sorte de terem feito parte de bandas tão importantes e influentes no cenário do rock quanto o King Crimson e o Emerson, Lake & Palmer. O baixista, guitarrista e vocalista Greg Lake é um deles, tendo fundado as duas bandas mencionadas e ainda feito parte de vários outros projetos, ora capitaneando os mesmos ou sendo convidado de artistas conhecidos como Asia, Ringo Starr e The Who. A coletânea dupla aqui resenhada cobre de forma bastante completa a extensa carreira do músico.

Muitos não sabem, mas a primeira participação de Greg Lake numa banda digna de menção foi no The Gods, em meados dos anos 60. Grupo seminal no que diz respeito à criação do hard rock e do rock progressivo ingleses, embora a banda nunca tenha alcançado de fato o estrelato, dela fez parte um time invejável de músicos: além do mencionado Lake no baixo, o grupo contou com o tecladista e vocalista Ken Hensley (que mais tarde comporia o Uriah Heep e o Blackfoot), o guitarrista Mick Taylor (que se juntaria em diferentes momentos aos Rolling Stones e aos Bluesbreakers de John Mayall), o baixista John Glasscock (que faria parte do Jethro Tull e do Chicken Shack), o baterista Lee Kerslake (que integraria National Head Band, Uriah Heep e a primeira encarnação da banda de Ozzy Osbourne), e ainda o baixista Paul Newton (que estaria junto a Hensley na primeira formação do Heep). Hensley comentou na época, acerca da inevitável saída de Lake do grupo: “Ele é talentoso demais para se resignar a ficar na parte de trás do palco”. Dito e feito, um futuro brilhante a ele estava destinado...
Tendo conhecido em 1967 o genial guitarrista Robert Fripp no cenário musical underground de Bornemouth, sul da Inglaterra, Lake a ele se juntou para desenvolver o que ganharia o nome de rock progressivo, tomando como ponto de partida os últimos trabalhos de grupos como The Nice, Procol Harum e The Moody Blues. Em 1969 foi lançado um dos mais importantes discos da época, que chegou a ser chamado de “Sgt. Pepper’s” do progressivo: “In The Court Of The Crimson King”. Verdadeiramente, um divisor de águas. O uso incessante do Mellotron, criando um clima de suspense, adicionado à nervosa e inovadora guitarra de Fripp, e ao vocal barítono único de Lake, foram os ingredientes dessa trama maquiavélica capaz de chocar (no bom sentido) toda uma incipiente geração de talentosos músicos ingleses, o celeiro musical da época sem sombra de dúvida.

Com Fripp enfrentando problemas para manter o grupo reunido, pois alguns músicos da formação original não se acostumaram com a maratona de shows advinda do sucesso, Lake foi perdendo o interesse pela banda do amigo, e nessa época conheceu o tecladista Keith Emerson, do The Nice, já bastante conhecido no circuito e que enfrentava problema similar em sua banda. Emerson estava frustrado por não conseguir suplantar as barreiras impostas pelas limitações de seus companheiros de grupo, e necessitava de novos companheiros para dar uma guinada em sua carreira. Lake foi o primeiro a se juntar a ele, e com a entrada do jovem baterista Carl Palmer (vindo do Atomic Rooster), completou-se o supertrio que faria história.

Entre 1970 e 1975 o ELP lançou vários discos, fez dezenas de excursões, vendeu milhões de cópias no mundo todo, e influenciou toda uma geração de músicos de rock progressivo.

Após meados dos anos 70, a banda precisou de um descanso, e nesta época Greg Lake gravou um single natalino que fez muito sucesso e até hoje lhe garante polpudos cheques ao fim de todos os anos: “I Believe In Father Christmas”. Aqui está incluída a versão original do single, com a orquestra (e não a versão do ELP, gravada posteriormente).

O ELP então retornou às atividades em 1977, quando foram lançados os discos “Works Volume 1” e “Works Volume 2”. O Volume 1 era um LP duplo de estúdio que continha um lado dedicado a cada integrante, sendo o último lado dedicado a duas longas composições da banda. No lado dedicado a Lake, o segundo, estava uma série de composições suas que fizeram bastante sucesso nas rádios, como “C’est La Vie” (que foi até tema de novela aqui no Brasil!) e a tocante “Closer To Believing”. Do Volume 2 está presente a bela “Watching Over You”.
Após o lançamento do disco “Love Beach” em 1978, a banda deu uma parada e Lake resolveu investir em sua carreira solo. Trocando o baixo pela guitarra, chamou músicos como Gary Moore (guitarra) e Tommy Eyre (teclados) para se juntar a ele e gravou dois discos: “Greg Lake” (1981) e “Manoeuvres” (1983).

Em 1986, Lake voltou a se juntar com Emerson no projeto Emerson, Lake & Powell, que incluía o baterista Cozy Powell (ex-Jeff Beck Group, Rainbow e Whitesnake), pois Carl Palmer estava ocupado com sua banda Asia.

Após uma breve participação sua no Asia, substituindo temporariamente John Wetton, Lake gravou algumas músicas com o tecladista (do Asia, e ex-Yes) Geoff Downes.

Depois disso, Greg Lake diminuiu o ritmo por um bom tempo, preferindo curtir a vida com a família, sem mais a necessidade de lutar para ganhar a vida. Após os mencionados eventuais projetos com a All Starrs Band de Ringo Starr e com o The Who (com quem chegou a gravar a música “Real Good Lookin’ Boy”, a ser incluída no próximo registro de estúdio da banda), Lake afinal retornou recentemente à sua atividade solo, e tem feito shows na Europa com uma competente banda, já tendo lançado alguns DVDs e tendo em seus planos mais um disco de estúdio para um futuro breve.

Download part 1
Download part 2

Compromisso cumprido e agora ainda mais fácil pra cada um ter o que deseja, porque aqui compartilhamos desejos sem visar o maldito lucro e sim a amizade. Links ok, assim que subir o meu original colo junto a estes.

Os links são do blog Seriously e como não rola esse álbum free por aí resolvi valorizar o cara tb.

Minha 2ª postagem original em 08/11/08 rodou esses dias (durou heim? rs)

Mais uma obs: Meus links no Mandamais estão ativos e um amigo disse estar fora e etc e tal, bem nem todos acertam com esse host mesmo, mas foi o que eu disse ele demora pra derrubar, então os originais seguem abaixo mas mantenho o trabalho do outro acima ok?

GLR part 01
GLR part 02

Enjoy!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. somenta tres palavras:

    muito obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:11 AM

    visita il mio blog - http://genesis-marillion.blogspot.com/

    ResponderExcluir