14 de jul. de 2012

Return to Forever "The Mothership Returns" (Live In Austin, TX/2011)

Se tem uma coisa que sou é falante, mas falar o que mais desses caras?

O nome é mágico e mítico, os caras são monstros sagrados e quem não gosta até agora não é aqui que vai se apaixonar pela união quase perfeita dos acordes compostos por gênios.

Porque quase?

A base é sempre a mesma, mas pra mim sempre George Duke é a ausência mais sentida e por mais que seja substituído ainda falta um "quê" do RtF original, o que não desmerece em nada mas ele faz a liga entre as viagens do Corea e o bate estaca do Stan, ele emoldura a sonoridade marcante desse grupo com seu talento black/funk/soul, sei lá.....

Corrigindo um ato falho sobre o Duke, seria simples retirar e deixar pra lá, mas não faz meu estilo, errei mesmo, a memória não é a mesma já com os séculos e a histórias e componentes segue abaixo,grato ao anonimo pela obs.

(Return to Forever foi uma banda jazz fusion, criada e liderada pelo tecladista Chick Corea. Vários músicos por ela transitaram. Stanley Clarke foi o único parceiro constante de Corea. Juntamente com o Weather Report e o Mahavishnu Orchestra, Return to Forever formava o núcleo jazz fusion dos anos 1970. Além de Clarke, vários outros músicos, como Flora Purim, Airto Moreira e Al Di Meola tornaram-se conhecidos através de suas participações nos álbuns do Return to Forever.

De sua primeira formação, participavam, além de Corea nos teclados e Stanley Clarke, no baixo, Joe Farrell, sax soprano e flautas, Airto Moreira, percussão, e Flora Purim, voz.

Em fevereiro de 1972, a banda grava o primeiro disco, incluindo a famosa composição de Corea, La Fiesta. Em setembro do mesmo ano, grava Light as a Feather - uma compilação de melodias brasileiras, reinterpretadas segundo as influências jazzísticas do grupo.

Em 1973, o Return to Forever incorpora o guitarrista Bill Connors e o baterista Lenny White, lançando-se completamente no jazz fusion. Nesse mesmo ano, grava Hymn of the Seventh Galaxy, sendo então reconhecido como um dos maiores expoentes dessa vertente do jazz.

Em 1974, para substituir Connors, junta-se ao grupo o guitarrista Al Di Meola, fortemente influenciado pela música flamenca de Paco de Lucía. Nessa época, a banda atinge seu momento de maior criatividade e qualidade. Em 1974, grava Where have I known you before; em 1975, No Mystery; em 1976, Romantic Warrior, considerado por alguns críticos como seu melhor trabalho.

Uma terceira formação do grupo surge em 1977, com a incorporação de músicos auxiliares nos sopros, além do percussionista Gerry Brown e da cantora Gayle Moran. Essa nova formação grava os álbuns Music magic e Return to Forever Live, o último disco da banda.
)

O que não muda em quase nada pra muitos pra mim é o ponto crucial, mas que tal ouvirmos assim com Lenny, Gambale (adoro Frank Gamabale, é o cara!!!) e o mestre Ponty que espero tenha superado sua fase depressiva e voltado ao top of the top.

É, eu também não ouvi ainda, chegou as minhas mãos através dos grupos que faço parte e nem pensei duas vezes, bem recomendado postado de olhos fechados mas de ouvidos bem abertos e ao vivo ainda?

Let's go everybody.........


Return To Forever are one of the most innovative and successful jazz/rock fusion bands.

Originally formed in the early seventies, they had reunions in 1983 and 2008 before the current line-up got together in 2010 with the arrival of new members Jean-Luc Ponty and Frank Gambale.

This set contains a double live CD recorded in 2011 plus a bonus DVD containing the Inside The Music feature which combines live footage with the band discussing the tracks performed on the CD.

Also included on the DVD are full live performances of After The Cosmic Rain and The Romantic Warrior and an extended trailer for the upcoming film The Return To Forever Story .
Line-up:

Chick Corea (piano & keyboard);
Stanley Clarke (electric & acoustic bass);
Jean-Luc Ponty (electric & acoustic violin);
Frank Gambale (electric & acoustic guitar);
Lenny White (drums).
Tracklist:

Disc One
1. Medieval Overture
2. Senor Mouse
3. The Shadow of Low / Sorceress
4. Renaissance

Disc Two
1. After The Cosmic Rain
2. The Romantic Warrior
3. Spain
4. School Days
5. Beyond The Seventh Galaxy

Obs: Num tem uma vez que posto os caras que não derrubam direto, por isso aproveitem logo,rs

Enjoy!!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Anônimo1:03 PM

    George Duke nunca foi do RtF.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro anônimo...
    Creio que vc não leu o texto todo.
    Se vc só leu o texto e quando encontrou um erro, parou e resolveu criticar, leia de novo. TODOS merecem o benefício da dúvida. Vc verá que o lobo que comanda a matilha assume seus erros. Motivo pelo qual estou constantemente aqui "sorvendo" seus textos e comentários.
    Caso tenha lido tudo, leia de novo. Vc não deve ter visto.

    -o-

    Dead... Quando Li "George Duke" eu parei e fui fuçar meus álbuns (tenho muitos álbuns do Chick Corea de 67 a 85) e não achei nenhum com Duke... Voltei e continuei a ler... Dei altas gargalhadas. Vc é f*.
    Obrigado pelo post. Anseio em ouvir o album, que farei com calma no meu final de tarde deste domingo (tem que curtir e deleitar, certo? Rs...)

    "Há braços"

    ResponderExcluir
  3. Hello, good people....

    Este grupo faz parte da tríade-assassina do jazz-fusion!!!

    Santíssima-Trindade-do-jazz-fusion formada por RTF, Weather Report e Mahavishnu Orchestra, que assassinou, DESTRUIU, E PULVERIZOU todos os outros grupos "efêmeros" e meros imitadores...

    Este álbum ao vivo é SIMPLESMENTE ESPETACULAR.

    Na faixa "The Shadow of Lo-Sorceress (cd1 faixa 3)temos o virtuosismo de cada membro destacado...perceba...e o solo de Frank Gambale é simplesmente genial...

    AMAR ou AMAR......a escolha e sua...

    Just flying high!!!

    """█▓▒░ ★ Life Gets Sweeter Everyday★ ░▒▓█"""

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
  4. Sonzera ducarai,Valeu Dead pelo post
    sucesso e felicidade,você merece.

    ResponderExcluir