22 de mai. de 2011

Helmut Köllen "You Won't See Me" (vinyl rip)

Atenção amantes e detratores do Triumvirat, como adoro fuçar vou encontrando outras coisas pra gente degustar e este foi justamente da figura mais "estranha" da banda ao meu ver (será que era um lobo?) e por isso mesmo vale uma postagem.

Uma pena encontrarmos poucos registros deste nível por aí, mas como vai dando e contornando os perrengues da vida, aí está mais uma daquelas que podemos dizer, quer conhecer?
Então baixe logo.

"Corria o ano de 1977.
O multi instrumentista Helmut Köllen havia deixado a banda alemã de Rock Progressivo Triumvirat, um dos melhores grupos do gênero.

Köllen iniciara uma carreira solo e de forma amigável, pois contava com a participação nos órgãos de Jürgen Fritz, companheiro de sua antiga banda, que também produziu o trabalho.

Provavelmente foi nessas gravações que Fritz conheceu Matthias Holtmann, que tocou bateria aqui: ele viria a ser o baterista do Triumvirat no album "A la carte" e também tocaria no vídeo (raro) de "The hymn" (do álbum "Pompeii").

O mesmo aconteceria com Dieter Petereit, baixista adicional de "You won't see me", que entraria para o Triumvirat nas gravações de "Pompeei".
O trabalho solo de Köllen leva o nome de uma canção dos Beatles coverizada por ele de forma genial, "You won't see me".

Esse título se fez profético, pois o grande compositor foi encontrado morto na garagem de sua casa após o lançamento do álbum.
Não se sabe o motivo.

Musicalmente, não lembra as composições do Triumvirat, sendo mais voltado ao Classic Rock que se fazia naqueles tempos.
Logicamente, o baixo tocado por ele é o grande destaque, já abrindo o disco com "It's hard to love you".

Esse trabalho nunca saiu em CD.

Ele chegou a sair em tiragem nacional no formato vinil em 1977 em uma única tiragem que se esgotou naquele mesmo ano. Ou seja, está desde 1977 fora de catálogo no Brasil e desde o fim dos anos 70 excluído das prateleiras da Europa e de outras localidades também.
Resumindo: quem comprou na época, comprou.. quem não comprou ( http://bootlegsraros.blogspot.com/2011/04/helmut-kollen-you-wont-see-me-1977.html
)""This is an excellent album produced and recorded by Jürgen Fritz, who also plays keyboards. The drummer was Matthias Holtmann, who played on "Ala Carte", and who appears in the " The Hymn" video.

EMI/Harvest German import (1977) Recorded at Conny's Studio Wolperath, Germany 10-11/76

Helmut Köllen: bass, acoustic and electric guitars and vocals
Dieter Petereit: bass
Matthias Holtmann: drums
Jürgen Fritz: keyboards, producer
Brigitte Witt: backing vocals
Elke Köllen: backing vocals
The Horn and String Section

Tracklist:

It's Hard To Love You 5: 46
I'll Walk On The River 3:53
Station 3:19
Dear Poor Boy (not listed))
Playin' This Song Together (not listed)
Listen Lady 4:38
Mainstreet 4:17
The Story Of Life 4:23
You Won't See Me 6:03

This album is dedicated to Helmut's mother and father.

Site oficial
Enjoy!!!!!!!

13 comentários:

  1. Me lembro quando o vinil saiu no Brasil. Eu escutei trechos do disco numa loja de discos. Não gostei muito. Não o comprei. E eu curtia muito o trabalho do Triumvirat. No entanto, estou quase baixando , quem sabe mudei de opinião.

    Na época, foi falado q ele morreu de acidente automobilístico.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:32 AM

    Olá, Dead!
    Bela postagem! Me lembro quando comprei esse vinil, na época e lendo a ficha técnica na contracapa, tive uma infeliz surpresa ... o disco foi lançado com uma dedicatória aos pais do Helmut, escrita por Fritz, lastimando pela sua morte ... caramba! Aquilo foi um choque para nós amantes do grupo ... a propósito ... Helmut morreu intoxicado por gases (CO2) do seu automóvel, na garagem que estava com as portas fechadas ... infeliz acidente ... Helmut, portanto, não chegou a ver o disco lançado ...

    Abç prá toda a "Alcatéia"

    Ricardo Triunvirat

    ResponderExcluir
  3. Mas aí que está a dúvida, será um acidente ou o cara deu fim a vida?
    Acho que nunca ficaremos sabendo, mas que pena não?
    Sei lá, pessoas sem destaque tb morrem mas acho que pessoas como ele, artistas, são como passarinhos e não mereciam isso prq ajudam a vivermos um pouco melhor, mas parece que justo esses não suportam e se vão mais cedo...divagaçoes de um lobo doido.
    Enjoy!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:35 PM

    Divagações, nada ... você está coberto de razão !

    abraço

    Ricardo Triunvirat

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão,

    Esse eu ainda tenho em vinil, pois é um álbum imperdível, principalmente por quem curte o Triumvirat.....

    E a versão de "You Won't See Me" dos Beatles é muito legal.....

    A morte dele foi um trágico e infeliz acidente, pois ficamos orfãos de um grande músico.........

    Tenho certeza que nosso amigo Roderick vai mudar de idéia......

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  6. Taí, gostei! sinceramente não achei nada de excepcional, mas gostei muito da música dele e fiquei com desejo de conhecer mais. Definitivamente não traz traços de Triunvirat mas é uma música muito agradável, lamento a história dele mas entendo que a vida destes caras neste meio é barra pesada.Com certeza vale muitas postagem. Você não erra uma!

    Abços José Carlos

    ResponderExcluir
  7. Ouvi o disco com mais atenção... É bom. Um disco calmo, sem excessos, gostoso de ouvir.

    Valeu, Dead! Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Agradeço por ter postado o link ue enviei para o megaupload, pois assim ele demora mais tempo para expirar. Mas faz a referencia ai de onde retirou:
    bootlegsraros.blogspot.com
    Postei um bootleg do Triumvirat em meu blog também, o live 74/75, procure lá, alem da musica They chips lay down to die.
    O Helmut foi meu mmbro preferido do Triumvirat.

    ResponderExcluir
  9. Acho que vc não leu o post completo, prq teria visto a referência na íntegra, eu sempre faço isso.
    Acho que na net ng é dono de nada, mas respeito quem postou primeiro ou de onde retirei e sempre serei assim ok?
    As vz não consigo saber de onde veio o que possuo mas tb cito isso, basta vc ler com calma que vai entender ok?
    Eu prefiro mesmo usar um link já postado, pra que outro? concorrer? não ganho por downs, aliás não ganho nada a não ser o prazer de fazer e tinha notado o que falou, virá numa próxima e terá a citação como esta ok?
    Enjoy!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ei, calma, nao fique com raiva, de modo algum estou bravo, muito pelço contrário, pois agradeci por colocar o link.

    ResponderExcluir
  11. Calma? rs estou sempre calmo, sou um lobo secular e ácido, gosto de provocar e brincar, brigo sim, mas se assim fosse deixaria um recado pra vc direto lá em seu blog.
    O que me deixa puto é dar destaque pra blogs e links (não é o caso em questão, são vários anteriores) e aí alguém desce a lenha, denuncia pros amigos e a referência está lá prq quem acompanha a alcatéia sabe que é do meu feitio fazer assim.
    Não preciso tirar nada de ng, e qdo to com problemas de net(upload sempre)amigos sobem os links pra me ajudar, percebeu?
    Só trago algo prq quero valorizar mesmo e só não dou destaque se não sei o que é e de onde veio, o que acontece com muitos links de blogs deletados e que vc não consegue referências.
    Ok?
    Estamos esclarecidos?
    Entendi que vc teria pedido em seu comentário que colocasse o link, agradecendo por usar o link, apenas um problema com palavras, creio eu resolvido agora e se quiser seja bem vindo sempre a casa é nossa.
    Enjoy!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Só sei que coloquei meu endereço do blog errado:
    bootlegsrarosmp3.blogspot.com
    Como faço p linkar o seu blog no meu?

    ResponderExcluir
  13. Ao entrar no seu blog com pra postar vc vai em:
    Design, adicionar gadgets, lista de blogs, na sequência vc adiciona os endereços principais que ele se organiza sózinho ok?
    Vou adicionar seu blog no meu blogroll como chama-se e a janela já sai atualizada.
    Basta vc conferir na minha barra lateral, ok?
    Enjoy!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir