29 de nov. de 2010

Hermeto Pascoal e Sivuca - 2001 - ao vivo no CCBB de Brasília

As poucas e raras informações sobre este show fantástico, não existem.......vc encontra sim alguns poucos relatos como este que trouxe do link abaixo e reproduzo tb na íntegra, mas é pouco pelo tanto que representa pra música nacional e mundial.

Pergunto:
- Pra que serve uma tv estatal que grava um show deste e não divulga, não lança e se vc posta ainda deletam?
- Porque os caras que postam vídeos no youtube não postam o show na íntegra pra que mais e mais pessoas possam ter acesso a esta maravilha de dois gênios?
- E "pqp", prq gente como Sivuca tem de morrer assim?

Eu me emociono mesmo, choro ao ouvir e ver o Sivuca e sua simplicidade, me emociono a cada nota do Hermeto que até parte da orquestra filarmônica de sp fez(aliás tem uma cena antológica dele de cabelos curtos, paletó e tudo tocando flauta em um dos Festivais da Record, ainda bem jovem,rs) e me emociono mais ainda em ver e ouvir os dois brincando e tocando "muito" juntos; que privilégio poucos tiveram, que pena pra muitos!!!Sabe, dá uma dor tremenda no peito deste lobo emotivo ver tanto patrimônio, tanta gente boa e com tanta qualidade ser deixada de lado assim, então vc que possue seu blog, que gosta de música, que fuça por aí, procure também e se não quiser mande que eu posto e tenho certeza que outros postarão tb enquanto estivermos no ar, e isso manterá estes caras vivos pra sempre.

Não serão as gravadoras e muito menos seus empresários, seremos nós que continuaremos a fazer esse trabalho que da minha parte começou nos idos dos anos 70 e em sampa pude ir a muitos shows e participar de muitas festas, crescendo cada vez mais a admiração por seres humanos fenomenais como estes.

Agora, depois que postei o Sivuca aqui, não consegui mais parar e isso acontece mesmo comigo e por isso queria trazer algo do mesmo nível, espero ter conseguido, apesar de ser só o áudio do show.Olá,

temos nesse post mais um encontro entre dois grandes mestres da música brasileira. Hermeto Pascoal e Sivuca, tão parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes, tocando juntos no CCBB de Brasília em 2001.

Na verdade o que temos aqui é um encontro entre dois músicos geniais, dois amigos que tocaram juntos inúmeras vezes e em diferentes períodos e andanças. Hermeto e Sivuca tocam aqui músicas que marcaram suas carreiras, improvisam e (claramente) se divertem, num clima despojado e espontâneo. O som é lindo, como não podia deixar de ser.

Mais uma vez, viva as gravações ao vivo, que registram momentos como esse!!

Fonte:
Hermeto Pascoal Bootlegs
Músicas:

1-Improviso 8 Baixos – Garrote (Hermeto Pascoal)
2-Tocata em Ré Menor (J.S.Bach)
3-Nas Quebradas (Hermeto Pascoal)
4-Chorinho pra Ele (Hermeto Pascoal)
5-Homenagem à Velha Guarda (Sivuca)
6-Bebê (Hermeto Pascoal)
7-Tico-tico no Fubá (Zequinha de Abreu)
8-Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) O Ovo (Hermeto Pascoal)
9-Forrozão no 8 Baixos (Hermeto Pascoal)
10-Pout-Pouri – Disparada e outras (Geraldo Vandré e Outros)

Enjoy!!!!!!!!!!!!!

8 comentários:

  1. Rapaz, se tiver sido gravado para a TV Câmara tem no site do congresso para baixar sim, porque uma vez achei a íntegra de um programa feito com o Mestre Gamela. Mas ainda assim eles não disponibilizam em boa qualidade de áudio e vídeo, coisa que o pessoal que faz programas pra lá sempre merece.

    Do Hermeto Paschoal uma sensacional é ele tocando uma peça de Beethoven ou Bach num recital na Europa ou EUA ao piano e do nada ele começa a tocar Asa Branca a partir da peça para piano. Ele é gênio com vontade.

    ResponderExcluir
  2. Juca, juda aí se achar onde me passa porque quero mesmo pra meu acervo, vou procurar e se achar posto na hora ok?
    Enjoy!!!!

    ResponderExcluir
  3. O site pra buscar é esse aqui:
    http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=TALENTOS&selecao=MATDATA&programa=87&dtInicio=datasAnteriores&dtFim=datasAnteriores

    eu tentei buscar por sivuca+hermeto paschoal e não achei nada, talvez vocÊ ache se tiver alguma outra informação que ajude, como a data aproximada, por exemplo. Como já são duas da matina e amanhã tem a labuta, vou dormir. Espero que ajude minimamente. O fato é que nesse link aí dá pra achar muita coisa boa, mesmo não achando esse show em específico.

    ResponderExcluir
  4. Vou procurar naquela zona,rs
    Mas eu vi o simbolo e é da tv senado, será a mesma coisa? Sei que são independentes, mas o acervo será o mesmo?
    Bom, já comecei, qqr coisa eu posto ou aviso, brg
    Obs: Acho que tenho de falar bem de vc por aí, tá um gentleman,rs
    Enjoy!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. http://www.senado.gov.br/noticias/tv/programaListaPadrao.asp?txt_titulo_menu=Culturais&ind_programa=N&cod_programa=4

    talvez aí tenha, mas teria que saber pelo menos uma data em que foi exibido pra procurar, senão é buscar agulha no palheiro.

    ResponderExcluir
  6. Entrei em contato com a ass de imprensa, vamos ver no que dá.
    Enjoy!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bem mais prático que ficar procurando né...

    ResponderExcluir
  8. ops lembro que uma vez, creio nos anos 80 eles se encontraram e fizeram um show chamado: " O FIM DA DÚVIDA! " Imperdível mesmo!

    ResponderExcluir