18 de nov. de 2010

YES "The Story of Relayer"

O Gustavo sempre posta uns lances bem interessantes e como costumo dar um tempo pra trazer algo pra cá, acabo esquecendo, então ele postou eu sou fã mesmo dos caras e resolvi trazer enquanto a memória deste lobo não pifa de uma vez.

Já ouvi e confesso que gostava do original apesar da tal música famosa, mas este me foi uma grata surpresa e já rolou"n" vezes hoje pelas cavernas afora.

"O álbum "Relayer" que foi gravado em 1974, representou um divisor de águas dentro do Yes, pois em um difícil momento que a banda enfrentava com a saída de Rick Wakeman e a entrada de Patrick Moraz, até então uma incógnita, pois ninguém poderia imaginar o aconteceria e levando-se em conta que não seria fácil substituir o antecessor a altura, veio a grata surpresa.

Patrick Moraz com tendências menos clássicas e aberto a experimentações e improvisos jazzísticos, sem querer, foi a salvação do Yes em um futuro muito próximo, pois apesar de ter feito relativo sucesso com o álbum "Relayer", a banda começava a ser muito criticada pelos excessos que o rock progressivo permite e com tendências musicais mais simplistas e ao mesmo tempo explosivas se aproximando com o surgimento do movimento Punk.

E pelo incrível que pareça, foi uma das bandas que melhor se saiu e conseguiu sobreviver ao ostracismo que o rock progressivo foi submetido aquela época de anarquia musical, liderada por bandas como Sex Pistols, The Clash e algumas outras que não me lembro e que faziam um sucesso enorme com músicas de três ou quatro acordes.

Mas desgraças a parte, esta compilação, "The Story of Relayer", gravado em 17 de junho de 1976, é um importante registro que a banda ainda tinha muito a contribuir com sua música, pois o arranjos mostram-se mais leves e um pouco menos complexos, mesmo para as músicas anteriores ao álbum "Relayer", demonstrando que a banda estava antenada para os acontecimentos e queria permanecer viva.

O arranjo para "Long Distance Runaround" é no mínimo fantástico, onde até Steve Howe botou as manguinhas de fora e deu uma rápida improvisada, bem interessante, para emendar em sua amada "The Clap" e em seguida passar para "Heart of the Sunrise" que ganhou uma nova introdução em seu arranjo.

As músicas "Sound Chaser" e "Gates of Delerium" são tocadas impecavelmente como no álbum de estúdio, com a voz de Jon Anderson super afinada e os teclados de Patrick Moraz, afiados como navalhas, nos momentos em que são solicitados.

Uma referencia ao passado é feita com a música "I'm Down" que tocada em um tom de rebeldia, caracterísica dos Beatles, aproxima o Yes de um público ávido por musicas mais simples e dançantes.

Como um Yesmaníco que sou, não posso deixar de recomendar este álbum, pois ele acontece em um momento histórico para a banda e também é o registro do talento de cinco excepcionais músicos."
Músicos:

Jon Anderson,
Patrick Moraz,
Steve Howe,
Chris Squire,
Alan White,

Tracklist:

CD-1
01 - Opening;
02 - Siberian Khatru;
03 - Sound Chaser;
04 - I've seen all good People;
05 - Long Distance Runaround;
06 - Clap;
07 - Heart of the Sunrise;

CD-2
01 - Gates of Delerium;
02 - Ritual;
03 - I'm down;
04 - Roundabout

Obs: Valeu Gustavo, fico devendo mais uma, rs....

Enjoy!!!!!!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Meu amigo,

    Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão........ hahahahaha

    Para mim é uma honra estar em sua casa......

    Adorei....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:23 PM

    Olá,amigo Dead

    Muito bom o disco, inclusive com qualidade de gravação boa.
    Pena que "To Be Over" do Relayer, uma das melhores do Yes, ficou de fora ...

    Abraços

    Ricardo Triumvirat

    ResponderExcluir
  3. Do Yes vai sempre faltar alguma coisa, não tem como, eu ganhei do Omar um show deles dos 35ths e são dois dvds e ainda eles se desculpam e tal, não tem jeito cara, abs e fica na paz.

    Lobos não são ladrões são cleptomanícos,rs, to esvitando ir a alguns lugares prq meus objetos de desejo estão por lá, mas espera só que vc vai ver se não vem outro, rs

    Enjoy!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou levando esse, a quem não conhecia. Vamos ver como ficaram algumas versões desse disco.

    [] e apareça!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir