1 de jun. de 2009

To Cry You A Song - A Tribute To Jethro Tull (1996)


"Sincronicidade: (do grego syn, junto, e chronos, tempo) é a designação de Jung para um princípio que deveria explicar a relação significativa mais causal de acontecimentos, a “coincidência significativa” de dois ou mais fatos. Se aceita a hipótese, a adoção de uma função psi - que tornaria possível uma explicação causal torna-se supérflua. A hipótese foi desenvolvida por Jung num trabalho conjunto com o físico Woltgang Pauli (1900-1958).

O que teria a ver Jung com Jethro Tull?

O Carlos, um já assíduo colaborador deste escriba, devido a postagem e ao comentário sobre o trabalho "3" onde Robert Berry substituiu à Greg Lake no ELP, me enviou uma infinidade de obras onde Berry participaria mostrando que ele não seria um ilustre desconhecido e sim um árduo operário da música dita progressiva.
Nestas idas e vindas, ele também mostrou sua paixão por Keith Emerson, nos municiando com muitas informações e trabalhos do mesmo e também do Berry (os quais nem metade ainda postei, prq gosto de escrever algo a respeito do que divido, e nem sempre tenho o tempo necessário, ou a vida nem sempre está como queríamos, enfim...); na última conversa ele me chamou a atenção para uma participação de Keith com o Tempest, mas que ainda lhe faltavam detalhes.

Indo atrás, prq adoro fuçar, encontrei esta verdadeira obra de arte, à qual não tenho vergonha de dizer que desconhecia totalmente e chamo a atenção para os participantes desta coletãnea em homenagem ao Tull, e as versões de seus clássicos.
Quer saber?

Não é qqr um que tem peito de meter a mão numa obra de sucesso mundial e refazê-la e por isso costumo ir atrás de coletãneas sim; as vezes são verdadeiros lixos e caça níqueis de músicos decadentes, mas também aparecem maravilhas como esta.
Segue um texto no original e tb uma resenha dos músicos e músicas.
Analise e tire suas conclusões, eu?
Amo o Tull e adorei esta obra.




"To Cry You A Song Jethro Tull has been releasing high quality music for almost thirty years. In fact, Tull has been influential for so long that it is easy to forget what made them such a compelling act during the early stages of their career. The band had a profound effect on rock during the late 1960's and '70's due to their use of the flute as a lead instrument and the wild persona Ian Anderson portrayed on stage. During those years Tull was known as a hard rock band ("Aqualung" and "Locomotive Breath"). In the early 1970's they were thought of as a progressive rock band ( "Thick As A Brick" and "A Passion Play"). At the end of that decade "Songs From The Wood" and "Heavy Horses" were more folk-oriented. The 1980's saw Tull become more keyboard-oriented and hi-tech in its approach.
More recently, "Crest Of A Knave" surprised everybody (especially Metallica) by winning a Grammy for best Hard Rock/Heavy Metal Act. And in 1994 Ian Anderson showed incredible musical maturity with his classically-inspired, new age-influenced "Divinities". Tull also contributed a great deal to making the modern concert business what it is today. They were the first group to carry it's own PA system from city to city and make those costs part of the production expenses. They were the first group to carry multi-level staging on the road with them making them memorable for putting on an extravagant live show. Ian Anderson has a style and a vision which he has been able to parlay into a huge army of dedicated fans that has remained loyal for decades.
But with all the image, marketing and promotional aspects of the Tull story, one factor should not be dismissed: the songs were great. "To Cry You A Song ...A Collection Of Tull Tales" is made up of some of Jethro Tull's best and most loved songs. The performers that have been gathered together for this album have all been a part of the Tull story as participants or avid fans.




Who Are the Performers?

A Tull Tale
Performed By Magellan
Stan Johnson Flute
Trent Gardner Keyboards
Roger Patterson Percussion
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Aqualung
Performed By Magellan
Trent Gardner Vocals and Keyboards
Wayne Gardner Guitars and Bass
Roger Patterson Drums
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Up The 'Pool
Roy Harper Vocals and Guitar
Colm O'Sullivan Keyboard and Effects

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Nothing Is Easy
John Wetton Vocals
Mick Abrahams Guitar
Clive Bunker Drums
Glenn Cornick Bass
Ian McDonald Flute
Phil Manzanera Guitars
Robert Berry Keyboards
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Mother Goose
Lief Sorbye Vocals, Mandolin, Flutes and Octave Mandola
Mike Varney Lead Guitar
Robert Berry Keyboards, Guitar, Bass and Drums
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Minstrel In The Gallery
Robert Berry Instrumentation and Vocals
Lief Sorbye Bodhran
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One Brown Mouse Performed By Echolyn
Brett Kull Acoustic and Electric Guitars, Whistling and Backing Vocals
Ray Weston Bass, Jaymar Piano, Lead and Backing Vocals
Paul Ramsey Drums
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Cat's Squirrel
Charlie Musselwhite Harmonica
Derek Trucks Slide Guitar
Mick Abrahams Guitar
Clive Bunker Drums
Mike Summerland Bass
Robert Berry Keyboards
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To Cry You A Song
Glenn Hughes Lead Vocals
Mick Abrahams Guitar
Clive Bunker Drums
Glenn Cornick Bass
Derek Sherinian Keyboards
Robert Berry Keyboards
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New Day Yesterday
Robby Steinhardt Vocals and Violin
Mick Abrahams Guitar
Clive Bunker Drums
Glenn Cornick Bass
Ian McDonald Flute
Phil Manzanera Guitars
Robert Berry Guitar
Mike Wible Keyboards --------------------------------------------------------------------------------
Teacher
Performed By Wolfstone
Ivan Drever Acoustic Guitar
Stuart Eaglesham Vocals
Duncan Chisholm Fiddle
Mick Abrahams Guitar
Clive Bunker Drums
Glenn Cornick Bass
Derek Sherinian Keyboards
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Living In The Past
Keith Emerson Keyboards
Mick Abrahams Guitar
Clive Bunker Drums
Glenn Cornick Bass
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Locomotive Breath
Performed By Tempest with Special Guest Robert Berry
Lief Sorbye Vocals and Flute
Rob Wullenjohn Guitar
Adolfo Lazo Drums
Jay Nania Bass
Michael Mullen Violin
Robert Berry Keyboards
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Life's A Long Song
Dave Pegg Vocals, Guitars and Mandolin
Matt Pegg Bass
Rob Armstrong Picassophone, Drum Machine and Wooden Drum
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Claro que já deu pra notar que a sincronicidade, coincidência ou o que quer que seja, está que por causa do Carlos chegamos ao Berry, chegamos ao Keith, que nos trouxe aqui ao Berry de novo e não bastasse isso, à um time de primeira linha dos quais sou fã incondicional; dois dos melhores vocais de todos os tempos :Wetton e Hughes; Phil Manzaneira e Derek Trucks nas guitarras; nada menos que Mr Charlie Musselwhite and everybody........!!!!!!!!!!!!!!!!
E a participação do Keith com o Tempest ainda ficou pra uma segunda fuçada, rs.

Chega de lero diria o maninho BigZé e vamos ouvir os caras.

Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


To Cry You a Song

4 comentários:

  1. Caraca.... Muito bom!!
    Também não sabia da exist~encia desse tributo, mas ó, coisa de primeira! O disco todo totalmente afinado com o J. Tull e com as músicas entre si. Parece que foi um cara só que tocou tudo....
    Escutei 3 vezes seguidas ontem. Hoje, vou chegar em casa e botar a som pra rolar até cansar (ou até os vizinhos cansarem... hehe)

    Dead, obrigado por esse presentão!

    Dio

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  2. Eu tb gostei e muito e olha, tem versões que se equiparam as originais heim?
    Bjs
    Paz a todos
    Enjoy!!!!!!!!!!!!

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  3. Também pensei nisso. Claro, o mérito da criação desbanca qualquer argumento, mas o disco é muito bem produzido.
    Quem me conhece sabe que eu não sou muito fã de tributos, pois a maioria das bandas simplesmente detona a música. Mas há as suas excessões. Esse é uma.

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  4. Ainda bem que acertei, rs!!!!
    vai que eu tomo um couro nessa, mas eu gostei mesmo, já ouvi e não cansei e vem o Tempest por aí.
    Abraços ao Diego e a Lu.
    Enjoy!!!!!!!!!!!!

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