Este é um daqueles posts que eu gostaria de ter feito, mas como é impossível postar tudo que se gosta é bom ou se tem, sempre ficarão de fora muitos e aí é que vem a parte que mais gosto.
Meter as patas nos blogs dos amigos e trazer pra cá posts maravilhosos como este. Em primeiro pela minha paixão pela música produzida na Itália e principalmente nos anos 70 e depois por realmente ser um disco que vale a pena e não como muitos que só são postados prq tem nomes esquisitos ou chamam a atenção e aquele que postou nem imagina quem é ou significa pro cenário musical.
O Mercenário acertou mais uma vez, só que eu não tenho mesmo vergonha na fuça, e por isso acrescentei mais capas originais do cd tb e imagens do vinyl, além de um texto muito bem redigido pelos "amici italiani" e espero que ele não se zangue pensando que tentei fazer melhor, o que não é verdade, só fiz com o post dele o que faço com o de outros que pra cá trago e coloquei mais alguns adereços afim de que brilhem mais ainda e como forma de agradecimento.
É isso, no mais é curtir um som fantástico lendo esta resenha do Mercenário, que pelo jeito está virando um saudosista como nós lobos, e isso é muito bom, mais nostálgicos para o meio,rs."É com imenso prazer que finalmente divulgo essa verdadeira jóia do progressivo Italiano. Não sei o motivo, mas esse álbum deveria ser uma das minhas primeiras postagens nesse Mukifu, mas por razões que desconheço foi ficando "esquecido" no meu acervo.
Certamente alguns dos ouvintes da saudosa e genial Rádio Eldo Pop, que ainda não conhecem a banda pelo nome, vão adorar essa postagem, pois logo na abertura 'L'indecisione' vão poder degustar e relembrar dos bons e velhos tempos. Os 'diabólicos' teclados de Enzo Volpini aliados a feroz bateria de 'Ruggero Stefani' são absolutamente inesquecíveis! São realmente de arrepiar.
L'Uovo di Colombo é mais uma daquelas excelentes bandas de progressivo que infelizmente dissolveu-se após o lançamento do seu primeiro e único álbum. A banda faz um progressivo encorpado, criativo e com personalidade, porém não deixa escapar, aqui e ali, uma forte influência do 'Le Orme' e 'ELP' o que na verdade, torna a sonoridade da banda ainda mais atraente, dada sua sábia e contida utilização.A banda era, por assim dizer, perfeita e tudo indicava que teria um futuro brilhante e grandioso. O entrosamento de seus integrantes era quase 'mágico', tudo muito bem "amarrado", sem brechas e sempre capaz de surpreender o ouvinte com belíssimos arranjos e temáticas melódicas variadas e belas, fundindo com excepcional bom gosto o progressivo, o clássico e uma pitada de jazz, com absoluta criatividade e desenvoltura, podendo mencionar algumas faixas como; 'L'indecisione', 'Anja', 'Consiglio', 'Visione Della Morte', que certamente ratificam minha opinião.
A Grande competência e genialidade de seus integrantes resultou e até mesmo originou-se de numa longa experiencia profissional com algumas outras bandas italianas de renome. O vocalista 'Toni Gionta' (que posteriormente passou a utilizar-se de seu verdadeiro nome 'Tartarini') foi mais tarde integrante da banda 'Cherry Five' (na verdade 'Oliver') banda que antecedeu o 'Goblin' (para saber mais leia a postagem relativa ao Goblin). Quanto aos monstruosos 'Enzo Volpini' (tecladista) e 'Ruggero Stefani' (baterista)estes já haviam participado da banda 'I Fholks' com alguns dos futuros membros do que mais tarde seria a banda 'Reale Accademia di Musica'.
Outro integrante da banda que merece uma menção especial é o baixista e guitarrista 'Elio Volpini'. O cara é muito competente e domina os dois instrumentos com absoluta criatividade e desenvoltura. Alguns de seus excelentes momentos podem ser constatados no final da faixa 'Turba' e na faixa 'Consiglio' dentre todas as demais faixas.
Espero que essa divulgação musical seja do agrado de todos, principalmente dos fiéis ouvintes da Eldo Pop.
MM""Based in Rome, L'Uovo di Colombo was another of those bands that just made an album without their record company support, so the band disappeared soon after the album release. Enzo Volpini and Ruggero Stefani had previously played together in I Fholks with future members of Reale Accademia di Musica, while Elio Volpini had been a member of Flea (on the Honey).
L'Uovo di Colombo is a great album, with the very good voice of Toni Gionta (his real surname was Tartarini and he was later the singer with Cherry Five) backed by a keyboard/bass/drums trio in perfect Le Orme style with occasional use of acoustic and electric guitar. The solid rhythm section and competent keyboard playing give the album a very high quality and the eight tracks are all perfectly enjoyable.Two album tracks were also released as a single, the opening track, L'indecisione and the instrumental guitar-driven Turba, but with no success. Among the other album tracks, a mention for Consiglio, with keyboards in evidence and a very good vocal part.
After the band's demise, drummer Ruggero Stefani joined Samadhi, then Mediterraneo and Gli Alunni del Sole.
Elio Volpini went back to his old cohorts of Flea to form the jazz-rock outfit Etna.
As said before, singer Gionta changed his name to Tony Tartarini and was briefly involved in Cherry Five.A rare album on blue EMI/Columbia label, housed in a distinctive laminated gatefold cover, L'Uovo di Colombo was first reissued in Japan in the 80's (Crime/King NAS 1419) and only in 2010 in Italy by AMS.
Some copies were released on the Odeon label (sometimes with a small sticker applied on the Columbia logo on the cover, otherwise a different cover with the Odeon logo was used), these were probably released at the same time as the Columbia ones due to shortage of labels, or intended for export, and had the same catalogue and matrix numbers.
No counterfeit exists.
Many thanks to Artur Siim, Guilherme Tofani and Claudio Pescetelli for some of the pictures and information included in this page."
http://www.italianprog.com/a_uovodicolombo.htm Musicisti:
Toni Gionta (vocals)
Enzo Volpini (keyboards, acoustic guitar, vocals)
Elio Volpini (bass, guitar, vocals)
Ruggero Stefani (drums, percussion, vocals)Musica:
01. L'indecisione
02. Io
03. Anja
04. Vox Dei
05. Turba
06. Consiglio
07. Visione Della Morte
08. Scherzo
Godetevi!!!!!!!!!!!
30 de jan. de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Saudações Velho Lobo!
ResponderExcluirQuer dizer que o moço andou fuçando pela noite meu mukifu e ainda saiu saltitante com uma de minhas véias "penosas".
Huuummm... (cuspe). Óia aqui seu moço, se eu pega ocê farejando lá pelas minhas bandas, com idéia de bulir com minhas criação, num vô deixa barato não. Vô usa meu "pau de fogo" de carga dupla, do finado pai (que Deus o tenha) e vô sentá o dedo nesse lobo safado. rsrsrsrs.
Valeu velhinho! Foi muito legal saber que vc. gostou da postagem e ainda facilitou pra todo mundo (principalmente para nós nostálgicos) divulgando o material, além de complementar e enriquecer a postagem original. Ficou porreta! Fiquei muito feliz.
Já tava no esquecimento, vou dar uma lição nesses meus vira latas, que só sabi cume, durmi e furnica... e quando se mais carece, se embrenha nas mata pra não atravessá o caminho dos lobo.
Valeu irmão!
Um Grande e Forte AbraçO!
MM.:
Dead e MM,
ResponderExcluirValeu por compartilhar mais esta maravilha da "bota".
Abraços,
-- zm
bom né? e o Trey o que achaste?
ResponderExcluirEnjoy!!!!!
Finalmente y casi rozando el off topic, después de ver la caratula y sin haber escuchado una sola nota ya da que pensar la (poca o nula) creatividad de Peter Gabriel y su caratula de OVO.
ResponderExcluirSaludos!
Esse album é um espetaculo.
ResponderExcluirExiste uma história famosa na rede, que um Brasileiro e Fã da Banda, nos percalços da vida foi parar na Italia e se casou justamente com a "Anja", filha e homenageada no album, por um dos menbros da Banda.
Valeu pela arte gráfica.
Abs e boa semana.
Esta historia é verídica......o tal Brasileiro fã da banda é meu primo...rsrrs
ExcluirEssa historia é boa, gostei e vou atrás, esses empresários de sucesso, voltam do Caribe e nem dão as caras por aqui,rs
ResponderExcluirEnjoy!!!!!!
Esta banda é muito falada, inclusive, se não me engano, o disco saiu no Brasil(o vinil). Apesar do disco ser muito apreciado, eu não esperava q ele fosse tão bom assim. Valeu muito à pena tê-lo baixado.
ResponderExcluirMuito obrigado.
Abraços, malungo!
Sempre bem vindo meu caro amigo, enjoy!!!!!!!
ResponderExcluir