4 de fev. de 2012

Mutantes "Ao Vivo" - MAM 1976

Já que tivemos uma grande polêmica envolvendo o chamado "rock progressivo" resolvi contribuir com mais um de meu pequeno acervo.Sei que é conhecido de muitos e tudo já foi dito deste trabalho também, mas pra mim tem uma marca interessante: Eu nunca consegui parar de ouví-lo e até hoje tenho em meu ipod e outros trecos pra que sempre esteja por perto afim de poder desfrutar dele à hora que bater a vontade.

Sempre um som, qdo se ouve muito, tem horas que vc nem quer ver mais em sua frente, mas esse é diferente e apesar de categorias diferentes é como o Raul"Maluco Beleza", que parece nunca envelhecer e sempre estar ao meu lado conversando e brincando em suas letras.Assim é o "Ao Vivo" que nem parece Mutantes; porque não é um show exclusivo do único remanescente original acompanhado de uma banda e sim o show de uma "puta" de uma banda que conta com a ilustre presença do guitarrista Sérgio Dias; que já tem o meu respeito por tudo que fez e faz pela música.

Alguns o chamam de mercantilista e que seu negócio é exterior, mas taí uma prova contrária, um som fantástico, gravado aqui no Rio de Janeiro e (um espanto) ao vivo em 76; onde o moleque aqui se deliciava ouvindo e imaginando quem fazia tal voz e quem fazia tal som; como era o jeito de cada um no palco e apaixonado ficava horas admirando a capa e olhando cada um deles como se estivesse vendo uma foto de família.Obs: Texto extraído da Wikipédia

A derrocada e o fim
Sérgio Dias decidiu manter a banda, mas teve de reformular toda a sua estrutura. No lugar de Arnaldo, Dinho e Liminha entraram respectivamente Tulio Mourão, Rui Motta e Antônio Pedro Medeiros. A nova formação conseguiu um contrato com a Som Livre em 1974, que lançou Tudo Foi Feito Pelo Sol no ano seguinte.

Mesmo após o lançamento do LP, as discussões não cessaram. Em 1976, Sérgio demitiu Túlio e Antônio, substituídos por Luciano Alves e Paul de Castro. Arnaldo recusou todos os pedidos do irmão Sérgio para que voltassem a tocar juntos. Em 1977, a gravadora lançou Mutantes Ao Vivo, gravado no MAM do Rio de Janeiro. O álbum não agradou os fãs e a crítica.

Em 1978, Arnaldo se reuniu com a banda como convidado especial em uma única apresentação, mas não aceitou o convite de Sérgio para voltar aos Mutantes'. Com mais alguns desentendimentos, Sérgio decidiu terminar com o grupo. O fim não poderia ser mais bucólico: aproximadamente duzentas pessoas comparecem ao último concerto do grupo, em 6 de junho em Ribeirão Preto.
Banda:

Sérgio Dias: guitarras e vocais.
Luciano Alves: teclados e vocais.
Paulo de Castro: baixo e vocais.
Rui Motta: bateria, percussão e backing vocais.Músicas:

Anjos do Sul (Sérgio Dias) - 2:39
Benvindos/Mistérios (Sérgio Dias)/(Sérgio Dias) - 4:15
Trem/Dança dos Ventos (Paulo de Castro)/(Mutantes) - 3:30
Sagitarius (Sérgio Dias) - 5:35
Esquizofrenia (Sérgio Dias) - 2:55
Rio de Janeiro (Paulo de Castro/Rui Motta) - 3:38
Loucura Pouca é Bobagem (Luciano Alves/Sérgio Dias) - 4:20
Hey Tu (Sérgio Dias/Paulo de Castro) - 2:55
Rock'n Roll City (Sérgio Dias) - 6:30
Tudo Explodindo (Rui Motta/Paulo de Castro) - 4:12
Grand Finale (Luciano Alves/Sérgio Dias) - 2:05
Anjos do Sul (Sérgio Dias) - 1:50

Cada um tire suas próprias conclusões e olhe só postado originalmente m 25/11/08, agora se vão acabar com a pirataria só restarão histórias; mas deixa eu dar um pitaco aqui no fim do post só pra quem chega lendo até o fim.

Todos nós podemos fazer de nossos pcs transmissores de arquivos om programas simples de ftp, onde uma vez um amigo até me mostrou e funciona, vc faz seus arquivos, coloca suas senhas e quem quiser busca direto de seu pc, legal não?

Queria ver o que eles fariam se todos nós disponibilizássemos nossos discos direto de nossas máquinas, rs

Sei que pra entendidos isso não é nenhuma novidade mas como meu amigo e irmão Omar, deu o ar da graça e fazia falta, resolvi lhe mostrar que saídas sempre temos, deixa o pc rodando e vai vendo neguinho baixando seus arquivos, ré,ré,ré.....

Enjoy!!!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Anônimo7:16 PM

    Olá Dead,
    Excelente postagem!
    Tive a oportunidade de assistir aos Mutantes nessa época num concerto de rock em minha cidade (Campos dos Goytacazes-R.J.) em 1975, com a formação de "Tudo Foi Feito Pelo Sol", juntamente com o Veludo e o já falecido percussionista Dom Um Romão! No final do concerto, subiram os três juntos ao palco (Mutantes, Veludo e Dom)! Showzaço apoteótico! Só comparável ao show do "O Terço" em Águas Claras e Secos e Molhados no Maracanãzinho, também assistidos por mim na época. Saudades daquele tempo ...

    Abraço

    Ricardo Triumvirat

    ResponderExcluir
  2. Francisco Fernandes8:24 AM

    O show que o Arnaldo participou foi no Teatro Municipal de São Paulo.
    O nome do show era"Como nos velhos tempos"
    e as duas bandas participantes,Mutantes e Terço,tocaram suas música e encerraram o espetáculos,juntas no palco,tocando Hey Jude.

    ResponderExcluir
  3. E tome saudosismo.
    A questão do PCs, como FTPs é extremamente viável.
    Os "cara" querem parar uma locomotiva evolutiva. Ganham batalhas, mas JAMAIS ganharão a guerra.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:48 PM

    Eu vi esse show aqui em Sampa,sentado em cima das caixas acústicas do palco, foi delirante.
    Agora, quanto ao disco, cadê a faixa bônus????
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Hei Dead, tudo bom?

    "Assim é o "Ao Vivo" que nem parece Mutantes"

    O Rui Mota, o Luciano Alves e o Paul de Castro vieram do Veludo Elétrico(que teve o Lulu Santos também).
    Na verdade era o "Veludo Elétrico + Sérgio", mas sem duvida, ainda assim tinha mais cara de Mutantes do que de Veludo. Como instrumentista, essa foi a melhor fase da carreira do Sérgio.

    Eu vi esse show no Palmeiras, aliás, NÓS vimos(né?), + Terço, Terreno Baldio, Som Nosso, Casa das Maquinas, Made, e até Baden Powell. Saudades desse tempo...

    ResponderExcluir