28 de dez. de 2012

Vôo Livre "Vôo Livre" (+ faixa bônus) by Dugabowski

É e não é uma repostagem.

É prq já postei o original em vinyl por aqui anos atrás e ainda deu uma encrenca prq eu falava da originalidade deles e deles terem sido os precursores do som progressivo no sul e no pais até; pra que?

Choveram perguntas e argumentos e até aqueles que só xingam, e o Peso, Bixo da Seda, etc e o escambau?

Bom pra os que deu pra conversar conversei pro resto me lixei e sei que foi muito baixado à época, e agora o Dugabowski me envia este disco remasterizado com as faixas bônus e uma bela biografia também além de imagens que eu não havia colocado à época (Duga consegui uma capa colorida maior, o que é raro) juntei com as minhas em preto e branco e deu nisso.

Por isso, creio ser outro disco da mesma banda.

Outra forma de se ouvir os caras e reverenciar o que de bom foi feito por aqui tb; todos sabem que evito brazucas por brigas com bandas que faziam questão de serem deselegantes e grosseiras pedindo pra não participarem de blgs e que assim suas carreiras não iriam pra frente e blá,blá,blá.

Engraçado que a que mais causou problemas depois me envia um mail tão educados pedindo pra divulgar seus trabalhos e shows!!!!!!!!!!!!!

Não repito nem o nome deles qto mais ajudar? Eu? Um lobo vagabundo num blog sem classe?

Outras se sentiam menosprezadas, e apenas grandes amigos, ou caras com visão mais ampla tiveram a grandeza de até agradecer e comentar em seus posts e por isso pra evitar dissabores até com a justiça; não bastasse a norte americana, evito sim ao máximo , mas esse não deu.

Grato Duga (Discófilos Anoninos), além da gentileza e amizade, ilustra e muito nosso covil como diz o Aponcho, aliás como tá pegando no meu pé, meu pai, Aponcho vc não vai me perdoar pelo post do ELP não?

Coitado desse lobo estepario e sem juízo, e para de traduzir o que escreve, nem todos são burros que nem eu, caminhamos até hoje assim e foi bem, mudar porque?
ré,ré,ré....
Biografia:
A história do Vôo Livre tem início no final da década de 1970 (quando a palavra "voo" ainda era acentuada...), na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a partir da reunião do guitarrista Luis Bento e do baterista Luis (L. A.) Vieira.

Movidos pelo entusiasmo e pela enorme vontade de realizar algo novo, os dois músicos formam a banda "Palha Mágica", em 1979, e começam a compor. Pouco tempo depois, o baixista Chico Castro se junta ao conjunto, completando a formação clássica de power-trio.

Os ensaios se intensificaram, e as influências musicais do trio (Deep Purple, King Crimson, Genesis, Billy Cobham e Rush, entre outros) se fizeram presentes, moldando a sonoridade da banda entre o hard, o jazz-rock e o rock progressivo, que, na época, não vivia seus melhores dias.

Após alguns shows no restrito circuito universitário de Pelotas e vizinhança, os rapazes resolvem partir para voos mais altos, tentando a sorte em Porto Alegre, já com seu nome definitivo. Com recursos bancados na maior parte pelo guitarrista Luis Bento, o Vôo Livre investe, logo no ano seguinte, em grande estilo na capital gaúcha, atraindo rapidamente a atenção do público local mais ligado às correntes de rock progressivo e fusion, adepto de composições mais ousadas e de estrutura musical mais trabalhada.
Desde sua primeira aparição, o grupo apresentou uma estrutura profissional de alto nível, com equipamentos modernos, P.A. próprio e, até mesmo, uma equipe de produção.
Com o intuito de gravar logo um LP, o trio estabelece uma parceria com o recém-criado selo independente Pialo, do guitarrista Fernando Bohrer, e começam a trabalhar no disco, que viria a ser lançado em agosto de 1981.

Acompanhado de muitas apresentações (e até mesmo de uma pequena excursão de lançamento), o disco surpreendeu tanto o público quanto a crítica, tomando o rock gaúcho de assalto. Sendo considerado o primeiro no gênero totalmente gravado e produzido em Porto Alegre,o disco introduziu ainda, na época, técnicas de estúdio modernas e inovadoras, como novos recursos de gravação, efeitos e percussões eletrônicas.

Depois de um ano de trabalho duro, os integrantes do Vôo Livre começam a sentir o grande desgaste proporcionado pelo ritmo intenso, e resolvem interromper suas atividades, curiosamente, logo após o show comemorativo "Um Ano na Estrada". O conjunto ainda voltaria a se reunir em 1985, para a gravação de um novo álbum, buscando urna sonoridade ainda mais progressiva.
O disco, batizado de "Memórias", mesclaria material de arquivo registrado entre maio e agosto de 1981 com novas composições, trazendo propostas mais modernas e algumas influências eletrônicas e experimentais. Infelizmente, a falta de perspectiva com o estilo musical foi a pá de cal definitiva nos planos da banda, e as gravações nem mesmo chegaram a ser finalizadas. De parte das faixas só existem as bases, e mesmo as músicas em estágio mais avançado carecem de uma mixagem adequada, fazendo com que não haja condições de se lançar, hoje, esse registro na íntegra, na forma de um álbum inédito completo.

Mesmo com constantes referências da imprensa especializada local, além dos periódicos boatos sobre reuniões, a separação do trio mostrou-se definitiva, e seus integrantes seguiram caminhos distintos, dispersando-se em diferentes cidades e perdendo o contato entre si.

Este CD que você tem em mãos, além de conter as seis faixas do raro LP homônimo do Vôo Livre, transcritas das fitas masters originais e cuidadosamente restauradas e remasterizadas no formato digital por Lelo Nazario, traz ainda três bônus especiais: duas faixas inéditas ("Vôo Livre" e "Chamada a Cobrar") resgatadas e selecionadas dentre as fitas das gravações inacabadas do disco "Memórias", mais uma faixa ("Tempo Futuro") incluída originalmente na eclética coletânea "Porto Alegre/Rock", lançada em 1985 pela parceria dos selos Musi'sul/Pialo e que reunia artistas remanescentes dos anos 70 (como a banda Byzarro e o cantor Fughetti Luz, dos pioneiros Liverpool/Bixo da Seda) a novas bandas do rock pesado gaúcho (notas no encarte do CD).
Banda: Vôo Livre
Disco: Vôo Livre [Faixas Bônus]
Ano: 1981(*)
Gênero: Rock Progressivo, Rock Brasileiro
Faixas:
1. Hey (3:57)
2. Visão (4:52)
3. Viagem (8:32)
4. Chuva Forte (5:43)
5. PZ4429 (8:03)
6. Pôr Do Sol (4:24)
7. Vôo Livre [Faixa Bônus] (3:10)
8. Chamada A Cobrar [Faixa Bônus] (8:11)
9. Tempo Futuro [Faixa Bônus] (8:07)
Músicas compostas pela banda.
Créditos:
Chico Castro: Baixo, Teclados, Voz
L. A. Vieira: Bateria, Sindrum, Voz
Luís Bento: Guitarras, Efeitos, Voz
Participação especial:
Paulo Dorfman: Teclados ("Pôr Do Sol)
(*) CD lançado em 2011. Todas as músicas e arranjos são do Vôo Livre, exceto a faixa 9, de Chico Castro. LP original (faixas 1-6) gravado em 8 canais nos estúdios Eger, Porto Alegre/RS, entre os meses de agosto e setembro de 81. As faixas 7 e 8 são resultado do trabalho feito entre 81 e 85 para um segundo LP. A faixa 9 foi lançada na coletânea independente Porto Alegre/Rock, lançada em 1985 pela parceria dos selos Musi'sul/Pialo.

Enjoy!!!!!!!!!!!!!! and thanks.....

12 comentários:

  1. Anônimo8:59 AM

    It's difficult to find educated people on this subject, but you seem like you know what you're talking about!

    Thanks
    Have a look at my web page ... Apartments for sale in Antalya

    ResponderExcluir
  2. Meu filho, você está perdoado... :P

    Algum tempo atrás, enquanto ainda vivia o fabuloso Seres da Noite (a razão pela qual há "Aponcho Rock") discutiu com Duga à divulgação de novos discos locais, Duga sempre me empurrou para postar artistas chilenos.

    É minha opinião pessoal que, respeitando os lançamentos, estreias, etc. divulgação da música é sempre bom, especialmente em blogs como este, que têm um alcance global.

    Apoiar a divulgação dos nossos artistas, para não deixar obras è grandes músicos ser esquecido e, além disso, apoiar a divulgação desses artistas e obras para o mundo, debe ser quase que uma obrigação, e a partir de agora, vou fazê-lo religiosamente no meu blog....

    Saludos!

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bacana a postagem, Dead. Não precisa agradecer nada. Os blogs têm que ser parceiros. Um abraço.
    Dugabowski.

    ResponderExcluir
  4. Thanks have the lp did not know about this cd. Great sound.Is there any more from this great band?

    ResponderExcluir
  5. De qualquer forma, o Voo Livre batalhou e deixou sua marca. Este CD merece ser guardado e reproduzido com orgulho. Postagem competente. O Brasil tem um filão progressivo excelente e merecia mais divulgação. Lembro da postagem do álbum do Mahtrak. Deu super certo, os músicos foram receptivos e esse ótimo grupo está na estrada. Logo, assim espero, lançarão mais um trabalho. E assim vai. Aqueles grupos que apoiarem a divulgação, serão divulgados. Os que não concordarem, também serão respeitados. Assim seguimos. Este sempre sempre foi um assunto complicado. Antes brigavam pelas cópias em fitas cassete e agora brigam por causa dos links. Evoluímos na tecnologia, somente.
    Aponcho, você está certo devemos valorizar. O problema é que alguns de nossos artistas são meio, digamos, tempramentais e possuem visões diferentes para a mesma coisa, que se traduz em ouvir junto ou ouvir sozinho, rs. O Chile também possui excelentes grupos progressivos. Por exemplo, gosto muito do trabalho dos grupos Tryo (Tryo, Patrimonio e Dos Mundos) e Ergosum (Mixolidio de 1999).
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:14 PM

    Hi there, Υou haνe done a fantastiс job.
    Ι will definitely ԁigg it and personally recommend
    to my friends. І аm confident they will be benefited frоm
    this web site.
    My site ; computer repair frederick md

    ResponderExcluir
  7. Ergosum! Creo que tengo el disco por aquí. Lo voy a buscar. Gracias Ricardo.
    Saludos!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2:13 AM

    Gostei muito deste material. Se interessar posso mandar uma foto feita por um colega meu, quando estavam fazendo o disco. Foi num ensaio para fotos que sairiam no disco. Abraço Pedrinho

    ResponderExcluir
  9. Demorou, é só mandar pro meu email que acrescento ao post e até puxo ele pra frente com essa novidade.
    Enjoy!!!!!

    ResponderExcluir
  10. boa noite, adorei o teu post, sou sobrinho do luis bento e fiquei bastante emocionado em ler algo q fez parte da minha infancia. gostaria de parabeniza-lo e perguntar se existe outra forma de eu conseguir esse material, pois não consigo baixa-lo por esses links q postou. agradeço por essa lembrança, pois muitos nunca ouviram falar, antes eu tinha o vinil mas agora nem tenho nada pra provar...rsrsrsrs
    um forte abraço.
    flavio soares duarte

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelo carinho e educação, prq olha o que tem de gente grossa nesse mundo dos blogs a gente fica de teimoso. Não roubo, não ganho só divulgo e divulgo velhos e novos, muitos não podem mesmo comprar um box do Eric Clapton ou tomar contato com um trabalho raro como este aqui do nosso pais sem hist´roia nem identidade. Mas mesmo assim músicos chinfrins pediram que não atrapalhassem as vendas dos cds, e depois imploram pra divulgar. Enquanto isso musicos maravilhosos como Fernando Motta e Domingos Mariotti clássicos progressivos criadores do Recordando o Vale das Maçãs agradecem o apoio. Confira no post que fiz.
    Realmente faço questão de agradecer e meus detratores dizem que só gosto de elogiso.; é óbvio que não, críticas são sempre bem vindas mas agressões baratas, chulas e anônimas é coisa de invejoso prq nem blog eles tem e muito menos um que receba o lançamento um mês antes do Warren Haynes, ou do Alphaterra um dos integrantes do The Watch ou do Peter Gabriel que sempre manda um email dando um alô.
    O link tá sendo atualizado e daqui a pouco vc pode baixar e guardar o que tenho que recebi de um parceiro e que tinha relação com eles por isso o material raro.
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. https://mega.co.nz/#!hcUFQDhD!QQRD_HnoULjzw84fJNkRp3nBc48rPUcL6TfZQHgCmkA

    ResponderExcluir