22 de ago. de 2013

"Sábado Som by Nelson Motta" by Tano

E aí Dead, lembra disso?

Foi uma época marcante.
Estavamos evoluindo tecnologicamente muito rápido, heheh, passando do radinho AM/OC e da "vitrola" para os receivers FM, os tijolinhos gravadores de fita cassete evoluindo, a chegada dos gravadores duplos(!) para copiar fitas dos e para os amigos, tv a cores ficando com preço acessível para a classe média...acho que era por isso que valorizávamos tanto ir em shows ao vivo e assistir os raros shows na tv como nesse programa.

Hoje está tudo tão fácil... é só buscar na net e ligar o som.

Muito melhor do que poderíamos imaginar.

Me arrisco a pensar como será daqui a 40 anos.

Provavelmente a realidade virtual deve avançar para algo como um sonho materializado, semelhante ao filme Contato(c/ a Jodie Foster), você escolhe o que quer, aperta o botão em um celular, fecha os olhos e em poucos segundos vive uma realidade de horas, criada dentro do cérebro, música, sexo, contato com parentes, falecidos, passeio na praia, leitura de um livro inteiro...  vixi, viajei, isso parece mais um chá de lírio do futuro, heheh.

Abração,

Tano
Sábado Som foi um programa produzido e apresentado pelo jornalista Nelson Motta na Rede Globo.

Teve início em abril de 1974 quando exibiu, completo e pela primeira vez no Brasil, o show "Live At Pompeii" do Pink Floyd, um show antológico gravado nas ruínas de Pompeia.

Nos meses em que esteve no ar, Sábado Som exibiu vários tapes de artistas e bandas de rock dos anos 70, que faziam apresentações nos programas das TVs dos Estados Unidos (Don Kirschner's Rock Concert, In Concert e Midnight Special) e da Inglaterra (Old Grey Whistle Test e Top Of The Pops) ou quando se apresentavam em concertos em estádios.

Artistas e grupos como The Who, Sparks, Triumvirat, Status Quo, David Bowie, Greenslade e tantos outros fizeram a festa dos jovens daquela época, que grudavam seus olhos na TV em todos os sábados às 16:00 hs, para assistirem seus ídolos que faziam sucesso naquela época.

Inesquecível a apresentação do concerto California Jam com Emerson Lake and Palmer, Deep Purple, Black Sabbath e Black Oak Arkansas.

Em 1975, a Rede Globo deixou de exibir Sábado Som, substituindo-o por um seriado com Keir Dullea (Star Lost).

Mas, em 1976, a emisora voltava a presentear seus jovens telespectadores com a exibição de Rock Concert.

Programa musical cuja proposta era mostrar as tendências do rock e as mais recentes apresentações dos grandes grupos internacionais.

Apresentação: Nelson Motta
Período de exibição: 09/03/1974 – 22/02/1975
Periodicidade: sábados
Horário: 15h

Apresentado por Nelson Motta, Sábado Som fornecia dados sobre os intérpretes – informações sobre suas carreiras e discos lançados no Brasil – e exibia gravações de concertos de rock comprados pela emissora no exterior.
O primeiro Sábado Som mostrou o grupo inglês Pink Floyd, em famoso show realizado em Pompéia, na Itália. No segundo programa foram apresentadas quatro tendências da música pop internacional: os Bee Gees, com o rock melódico; Alice Cooper, com um rock teatral; Allman Bros, que tendia ao blues; e a Mahavishnu Orchestra, com uma mistura de rock, música erudita e jazz.

No programa de 6 de abril de 1974, as atrações foram o Humble Pie, com seu rock vibrante; Carole King e James Taylor, com suas músicas românticas; Suzy Quatro, na época a sensação da música inglesa; e Edgar Winter, multi instrumentista, arranjador e compositor.

O programa, voltado essencialmente para o rock, surpreendeu em novembro de 1974 ao investir na música clássica, apresentando no Dia de Finados a Missa de Réquiem, de Verdi, numa versão de Leonard Bernstein, com a Orquestra Sinfônica de Londres.

Segundo Nelson Motta, o programa fez muito sucesso junto ao público jovem ao mostrar pela primeira vez na televisão brasileira grupos como Pink Floyd e Black Sabbath.

Depoimento concedido ao Memória Globo por: Nelson Motta (10/05/2002); Boletim de Programação da Rede Globo números 62, 65; MOTTA, Nelson. Noites Tropicais, p.246-7, Objetiva, 2000; MIRANDA, Ronaldo. “Verdi na TV” In: Jornal do Brasil, 05/11/1974.

http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/musicais-e-shows/sabado-som.htm

Esta coletânea foi lançada pela Som Livre, em 1975. Arquivos cedidos por Edson Santos.
Tracklist:

01 - Back Again - Karthago
02 - Journey To The Centre Of The Eye - Nektar
03 - Changes - Message
04 - After A Hard Year - Omega
05 - Blind Man - Jeronimo
06 - Nobody Knows You - Jeremy B.
07 - Andromeda Nomads - Nine Days Wonder

Enjoy!!!!!!!!!!!!!

http://bugrim.blogspot.com.br/2012/05/varios-sabado-som-1975.html

6 comentários:

  1. Muito legal esta coletanea.
    Me lembro que um colega me emprestou uns 4 ou 5 LPs para gravar em K7. Em uma fita de 60 minutos eu gravei um album inteiro (não me lembro qual) e preechi o resto com 3 faixas deste album: "Journey To The Centre Of The Eye", "Blind Man" e "Andromeda Nomads". Não escrevi o nome das bandas na capa do K7, somente os titulos.
    Com o tempo, acabei esquecendo o nome da banda que toca "Andromeda Nomads". Como a fita se perdeu faz mais de 30 anos, ficaram as perguntas: Qual a banda? Qual o album?
    Os anos foram passando e eu sempre me lembrava daquela fita, daquela musica, Andromeda Nomads. Como consegui-la, escuta-la novamente, eu não tinha a menor ideia. Por volta de 2006 baixei o WE NEVER LOST CONTROL do Nine Days Wonder e finalmente acabou a minha agonia.

    Vale lembrar que na mesma epoca do Rock Concert da Globo, a recem criada TV Bandeirantes transmitia um programa chamado Concerto de Rock. No programa da Band tive a oportunidade de ver concertos que mesmo hoje com o youtube eu não encontro. Lembro de um concero do Renaissance totalmente diferente dos que vemos por ai.

    abçs

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi uma época que os mais novos podem nos chamar de saudosistas, mas como não ter saudades disso tudo?
    Era um universo novo que se deslumbrava em nossos olhos e sentávamos em frente da telefunken de casa à cores heim! pra não perder nem os comerciais que vinham antes e se não me engano era as 3 ou 4 da tarde, sei que mudou de um horário pro outro mas a ordem certa se perdeu com o tempo.
    E aí não foi o primeiro live at Pompeii que me encantou mas o Keith Emerson tocando piano fora do chão e girando como em um circo; aquilo foi mágico e nunca mais esqueço a imagem, um pouco ruim em relação as de hoje, tipo vídeo cassete mas extremamente mágicas.
    Acho que o da band apesar de ter sido da casa, não tinha pelo menos pra mim a mesma mística mas vieram os filhotes depois, só que o Nelson foi "O Cara"!
    Aquilo ng repetiu ou fez sequer igual.
    Sabe que sempre me sinto feliz com sua presença meu amigo, é extremamente gratificante.
    Obrigado
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ESTOU ESTARRECIDO!!!!!!!!!!!....PENA QUE A FALTA DE TEMPO ME IMPEDE DER IR ALÉM DESTA PALAVRA!!!!!!!!..MAS ELA TRADUZ MIL LINHAS.....

    ANC - O ÚNICO -

    ResponderExcluir
  4. E aí Irmão? Passou a raiva? Pra variar, o blog continua muito bom. Saudades.
    Muita paz pra você.
    Abraços.
    Pìrata

    ResponderExcluir
  5. Caramba... me lembro desta capa na loja de discos. Sensacional!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:48 PM

    Epoca magica saiamos da praia em pleno verao para assistir o Sabado som lembro do pink fairies musica do it a galera pirava vlw Grande abraço Eduardo rj

    ResponderExcluir