9 de dez de 2013

Akira Takasaki - Japan Hard Rock



Akira Takasaki (Osaka, Japão, 22 de fevereiro de 1961) é um guitarrista fundador da banda Loudness. Nasceu em 22 de fevereiro de 1961 em Osaka. Começou a tocar guitarra cedo, e aos 16 anos já participava de pequenas bandas. Seu primeiro trabalho levado a sério foi na banda Lazy em 1976, na qual tocou junto com seu colega de faculdade Munetaka Higuchi. Nos primeiros trabalhos da carreira, o Lazy fazia pop-rock, e com o tempo, passaram a inserir elementos de hard rock, tendo assim uma sonoridade semelhante ao do Earthshaker e Mari Hamada. Takasaki e Higuchi permaneceram no Lazy até 1981 e nessa mesmo época, procurando focar-se no hard rock/metal, decidiram começar uma nova banda. Foi assim que o Loudness surgiu, e já iniciaram suas atividades no começo de 1981 . De todos os membros da banda, Akira é o que possui uma carreira-solo mais extensa e maiores participações em outros projetos.



Em 1983, lançou o primeiro álbum de sua carreira-solo, sendo considerado pelos fãs como uma continuação do Loudness, pois todos os membros da banda participaram do disco, porém ainda soa diferente dos trabalhos do grupo; e no mesmo ano, ajudou o baterista Munetaka Higuchi em seu disco de estréia Destruction. Para a gravação do álbum “Wa”, em 1996, convidou o guitarrista americano Paul Gilbert (famoso por ser guitarrista do Mr. Big, Racer X e ter trabalhado ao lado do ex-vocalista do Anthrax, Neil Turbin). Entre 2002 a 2006, Takasaki lançou cinco discos, tendo gravado todo o vocal e o restante dos instrumentos sozinho (além de guitarra, o músico também toca bateria e contrabaixo). Dentre esses discos lançados nesse período, há a trilha-sonora do anime “GeneShaft” desenvolvida por ele; além de estar envolvido no projeto Jasmine Sky junto com o cantor Hisae. Pelo seu amor ao instrumento, Takasaki fundou uma empresa chamada “Killer Guitars”, que produz guitarras e contrabaixos. Muitos outros excelentes guitarristas orientais como Hideto Matsumoto, Yoshikazu Yahiro, Hideaki Nakama ou Fumihiko Kitsutaka, apesar de terem grande habilidade com o instrumento, não possuem a fama e reconhecimento mundial que Akira detém, por isso, Akira Takasaki é o principal representante das 6 cordas no Japão e sua influência já conquistou e ainda conquista diversos fãs ao redor do mundo inteiro.

Segue uma palhinha:




Um bootleg de seu trabalho solo...







ENJOY (Links nos títulos)!!!!


Mais Japan Music no Som Mutante:






5 comentários:

  1. Excelente post (texto e álbuns).
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Fala ZM. Gosto demais do Loudness/Akira Takasaki e achei que cabia bem aqui...
    Meu, com este post, temos um Japa Pink Floyd - Yonin; um Japa Zappa - Kimio e um Japa Van Halen - Akira...
    Por esta, nem o Dead esperava.
    Abs a todos

    ResponderExcluir
  3. ZM, valeu. Os japas são bons demais. Este Loudness é bem legal... O Dead tem mais álbuns Japas espalhados aí no blog...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Comecei mesmo curtindo made in uk digamos, prq aquele projeto do GO do Stomu é absurdamente bom e nunca vi ser tão atual. Vc ouve e ele continua como se fosse lançado ontem. Ainda de uk vem o Wetton com uma história que gosto que é a saída de uma reab e lançando o som com o RX live in London (falando nisso V2 desisti de procurar o vídeo, RX with John Wetton Line in London tá?se achar ou tiver por favor....) que só se encontra no youtube e no japão mesmo, até encomendei de amigos mas furaram e através disso juntei a coleção do Loudness (tenho sim completa além de algus outros da terra do sol nascente muito bons) inclusive por causa de um dos maiores bateristas que tivemos que foi o Cozy e o Munetaka Higuchi que já nos deixaram...histórias de um velho lobo num dia chuvoso e o pc num ferve,rs

    ResponderExcluir
  5. Ah e citar e relembrar os amigos de Casiopéia, RX , Keishima II e outros é sempre bom, quem vai gostar é o JJ do sumido pelo enos pra mim JJ's Jazz & Such, se alguém achar o endereço atual me avisem, ele me mandava e-mails mas parece que parou.
    Belo post sim!!!
    Enjoy!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir