1 de fev. de 2014

Tangerine Dream - The Virgin Years (1977-1983)

Continuando com a minha série de posts 'megalomaníacos' aqui no Som Mutante (ou seja, ábuns duplos, triplos e quíntuplos), temos agora um post de 7 álbuns da banda Tangerine Dream. O box em questão é o Tangerine Dream - The Virgin Years (1977-1983), que reúne em cinco CDs, sete ábuns de sua fase na gravadora inglesa Virgin. Interessante notar que mesmo para os fãs mais ardorosos da banda, este box tem lá sua atratividade, pois vem recheado de bonus-tracks, além do "ao vivo" ENCORE, de 1977.




Tangerine Dream é uma banda alemã, formada em 1967 por Edgar Froese (tecladista, o único remanescente da formação original do grupo), considerada como um grande expoente do rock progressivo eletrônico, junto com o Kraftwerk .

A carreira da banda é dividida em várias fases. A primeira iniciada em 1969 e terminada em 1973, marca uma sonoridade inspirada no Pink Floyd (fase Syd Barrett), com várias intervenções de teclados, e efeitos sonoros, e próxima da cena progressiva alemã denominada Krautrock. Destaque para os discos Zeit (1972) duplo com uma proposta ousada de uma "sinfonia eletrônica espacial", e Atem (1973) que incluía elementos tribais em algumas faixas.

A segunda, entre 1974 a 1982,considerada por muitos a fase de ouro do grupo, marca uma guinada na sonoridade da banda, que mesmo ainda apostando em longas suítes, marca uma maior independência sonora, em que o grupo adquiria uma identidade própria, e uma maior, e melhor utilização de teclados, sintetizadores e efeitos sonoros e, em algumas faixas, uma proposta um pouco mais acessível, mesmo que ainda bastante experimental. Destaque para os discos Phaedra (considerado a obra-prima da banda, de 1974), Stratosfear (1976), Cyclone (o único com vocais, de 1978) e Force Majeure (1979).

A partir de 1983 o grupo começa a seguir numa linha mais comercial, mesmo que em alguns trabalhos ainda aposte em suítes; o grupo adquire uma sonoridade mais direta, por vezes pop. Destaque para os discos Hyperborea (1983), Optical Race (1988) e Mars Polaris (1999).

Uma característica do grupo, é a constante troca de formações entre os membros da banda, onde somente Froese (que também possui trabalhos a solo) se mantendo no grupo desde 1969. Outros ex-integrantes da banda, como Michael Hoening, Peter Baumman e Christopher Franke, tem carreiras solo que merecem citação.

Maiores informações, "disco a disco", podem ser obtidas na Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tangerine_Dream 
http://en.wikipedia.org/wiki/Tangerine_Dream_discography 


Tangerine Dream. The Virgin Years: 1977-83. 5CD.
Tangerine Dream - The Virgin Years (1977-1983) contains 7 of Tangerine Dream’s catalog releases and each includes bonus tracks & rarities Starting with the live album “Encore” (1977), the album was recorded on their American tour with the line-up of Chris Franke, Peter Baumann and Edgar Froese, followed by the single ‘Monolight’ b/w ‘Hobo March’, available on CD for the first time. “Force Majeure” (1979) reduced to the duo of Christopher Franke and Edgar Froese, recorded at Hansa Studios in Berlin. “Tangram” (1980) The band were joined by Johannes Schmoelling. The album comprises of two lengthy, 20 minute pieces and became their fifth biggest selling album. “Exit” (1981) First track “Kiew Mission” features a female voice chanting in Russian, set with the backdrop of the Cold War era. The voice chants the names of the worlds continents, pleading to end the threat of nuclear war. The album is complemented by two bonus tracks. White Eagle (1982) also had great success in Germany where a remix of the title track became theme music for the German TV Series “Tatort” .“Logos” (1982) live two part album; 50 minutes taken from the 2 hour concert recorded at London’s Dominion theatre in November 1982. “Hyperborea” 1983’s completes this seven album collection. Hyperborea the album title refers to an idyllic land in Ancient Greek, where the sun shone 24 hours a day.



Espero que apreciem este Tangerine Dream, pois o outro só foi liberado no Uruguai e em alguns estados nos EUA por enquanto.

5 comentários:

  1. Anônimo10:26 PM

    ZM, excelente post. Fazia tempo que não mexia com o Tangerine. Muito bom, cara. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala Dead! Valeu ZM. O TD é uma banda cujo trabalho conhecia pouco. Ouvir assim, acompanhado pelas suas dicas, é mais fácil entender o som em cada fase da banda. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  3. O Tangerine Dream, com mais de quatro décadas de existência e uma invejável discografia, é uma das poucas bandas em que o tempo foi derrotado pela criatividade e o talento, neste caso, de Edgar Froese,.....

    Independente das diversas fases e formações que o TD passou, comerciais ou não, a consistência e a qualidade dos trabalhos sempre estiveram beirando a excelência......

    Seu último trabalho de estúdio, lançado em 2013,
    "One Night In Africa", só para variar, é muito bom.......

    Muito bem lembrado ZM, excelente resenha........

    Abraços a todos,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. ZM vc vê a falta que vc faz com seu blog desativado? Sei, estilos diferentes e formato idem ,mas pqp, é mais um dos matadores que vinham de suas viagens volta ao mundo. Gustavo quero te agradecer de público por sua amizade em me escrever, e por tudo que disse. Cara se te admirava antes mesmo achando meio devagar e querendo mais sangue, percebi e graças que somos diferentes. Com isso vamos crescendo, eu sei que cresci e muito. Grato de coração! Ricardo seu fresco levanta da cama e para de fazer drama, bora trampar cara!!!rs, tô ouvindo Smogmágica o disco em vinyl pra matar saudades do Le Orme de verdade, pra mim o melhor álbum deles, e vc que procura sempre novidades pegue umas velharias de vez em qdo,rs. Elric, Valvulados, obrigado por tudo, não importa que não me entendam mas gosto e muito de vcs, e só tenho a agradecer a todos só pensando o que entendeu a Luciana disso tudo mas cada cabeça uma sentença, se me separei de uma pessoa , com mais de 20 anos de convivência iria querer o que de uma convivência virtual que parecia sincera, mas se notou supérflua, pena, gosto dela, sempre gostei e brigar, duvido quem não tenha família que não tenha tido uma briga, uma discussão com o pai, mãe, filho, avõ vizinho ou o escambau. Prq aqui não pode? Pode e deve é do ser humano, e mesmo lobos entendem isso. O pc voltou mas está em testes, novo nem pensar então vamos devagar que tudo é de barro.
    Por enquanto vou observando e curtindo, ainda falta um hd pra passar as coisas que tá num externo emprestado,rs e aí fica mais fácil organizar e voltar a postar e pretendo realizar o que iniciei, postar os discos que tenho mesmo, não vou mais pegar daqui e dali, vou só postar o que tenho que é mais do que suficiente e deixar aberto a quem queira postar o que quiser como vem sendo feito.
    Mas acho que vou abrir um blog só pro Zappa, afinal postar cento e tantos discos só com links acho horrível e cada disco desde 68 se não me engano tem sua história, vamos ver isso é mais pra frente, o mesmo caso do Chet apesar que com ele originais acho que chegam a 60. Bem o que importa é que parece que estou de volta, pra alegria de alguns e tristeza de outros o que não muda nada que o brasil vai perder a copa se acontecer, que os políticos vão continuar a nos roubar e que a veja publicou a foto do lulalá sentado dentro do carro do dops fumando e com o braço pra fora, ou seja o tuminha botou a boca no mundo e agora os que me acusavam de amante da ditadura que defendam seus ídolos e contribuam pra pagar o que roubaram da nação. Eu sempre fui amante da minha pátria, sempre defendi meu país e nunca explodi nada nem matei ng em nome da tal demo(se começa com isso não presta)cracia. Tá aí a demo que queriam, falta tudo e vergonha principalmente. E ainda enquanto o porto de santos tá sucateado e não podemos escoar nossa produção eles constroem um novo com $ do bndes em cuba, vão pro inferno,eles e sua caterva que agora é doutrinada a detonar toda crítica contrária só que quero ver detonar o plim plim tá? É a turma de lá tá contra, detona eles,rerererere, a vingança é um prato que se come frio.
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Aponcho não esqueci de vc, não coube,rs mas vc sabe que te amo como um Hermano del alma e pronto.
    Enjoy ou Saludos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir