25 de jan. de 2010

Frank Zappa - Sheik Yerbouti

Sempre que posso gosto de postar algum disco que tenha relação com a minha vida ou então qdo recebo algum de amigos, que eles tb acabem se relacionando com a vida de alguém em algum momento.
Qdo são pedidos trabalhos específicos fica mais dificil porque a relação é simbiótica com quem pediu e por algum motivo e normalmente estes motivos não são explicados, só quando vc já tem mais intimidade com a pessoa consegue extrair um pouco mais de informação sobre aquele disco específico.
Mas porque isto?Postar qualquer disco que seja nunca será a primeira vez, só se vc mesmo produziu o trabalho e ainda não lançou na praça e a matriz está com vc; aí sim vc pode ter "quase certeza"que ninguém tem ou ouviu, mas no meu caso específico como já disse em outras postagens tive o privilégio de ter acesso a masters antes dos próprios "donos" e algumas que até iriam ser descartadas, não sei como vieram até a mim, que fato estranho esse, ainda merece um estudo mais apurado,rs

Zappa......o que falar de Frank Zappa que já não tenha sido dito, ou o que postar que não exista aos milhares?
Nesse dilema me lembrei de um fato interessante pelo menos pra mim, que aconteceu justo quando saí em busca desse disco.

Em sampa, o point de discos raros e difíceis principalmente em minha adolescência sempre foi a "galeria do rock" no centro, mas pra ser sincero nunca gostei de ir lá e nem do pessoalzinho que frequentava lá. Todas as tribos misturadas, todos encarando todos, rockeiro não podia entrar em loja de punk, rock clássico era aqui, hard era ali e na entrada no térreo ainda tinham lojas de populares e bregas juntos, ou seja uma puta salada.Mas claro que pra quem é nascido e criado no meio é fácil chegar sem dar voltas, se perder ou pagar o mico de perguntar a loja que procura; e justamente na mais famosa entro eu na maior calma do mundo, ninguém dentro a não ser o dono no caixa, que me manda uma pergunta logo de cara: - Tá procurando o quê?
Ré,ré,ré, um OVNI retruquei devido a puta má vontade com que o astro de alguma banda famosa(deveria ser tamanha a arrogãncia do cidadão)me consultava.

Aí ele me diz assim: - Olha aqui não é lugar de moleque ficar passando o tempo enquanto cabula aula, então se não veio comprar se manda!!!!
O quê?
Como eu poderia comprar se não tinha nem chegado próximo as prateleiras?
E o que eu queria comprar se ainda não havia visto se tinha?
E tem mais, comprar dependeria de uma série de fatores e cabular aula não era um deles.
Bem, nessas já me estressei, mas peitudo como sempre e abusando um pouco do tamanho e peso, ignorei o dito cujo e fui a caça do que eu queria, ele que se fudesse prq eu tava atras era do Zappa que eu tinha só uma fita k7 malhada de tanto ouvir.
Mas qual não foi minha surpresa qdo entra na loja um amigo de longa data,mais velho, também dono de uma loja de discos famosa, menor, mas muito boa de acervo e que eu já havia feito compras mil com ele do que ele tinha e tb encomendando no exterior e nos dávamos muito bem por termos estudado juntos no mesmo colégio e morarmos no mesmo bairro.E o "Chicão" do alto dos seus dois metros e tanto, barba, cabelos longos e unhas longas, uma figuraça do bem, vem e me dá um puta abraço afinal a gente não se via fazia uma data, e conversa vai conversa vem, falei do que procurava e ele já meteu a mão na prateleira e me mostrou a bolacha dupla, importada e lacrada.......suspense.....rs, afinal era "o cara" e o disco deveria ter uns poucos meses na praça e aquilo era algo mágico de se ver o que me deixou mesmo desconcertado.

Ah tinha o mané dono da loja né?
Não esqueci dele não, é que ele ficou tão sem graça qdo nosso amigo comum entrou e veio direto até a mim fazendo uma puta festa que não sabia como agir e eu disse: - Chicão, era tudo que eu queria mas dessa lojinha aqui eu não levo porra nenhuma!!!!
Nossa o cara me olhou assustado e me disse que ali era o point, que muitos discos meus ele pegou ali pra mim e etc e tal; mas eu mostrei pra ele bem teatral como gosto de ser qdo quero envergonhar alguém em público, como fui tratado desde que entrei naquela "budega"e que tinha grana pra comprar 10 daqueles mas que não ia levar nenhum, prq se fosse um moleque fugido da escola, pobre que só quisesse dar uma olhada não podia?

Só os boyzinhos que ficavam na porta puxando o saco dele e puxando fumo tb entravam e eram bem tratados?
Essa era a freguesia seleta dele?
Esses podiam mexer nos discos e outros não?
Que "enfiasse" a merda da loja com nome e tudo que eu iria encomendar e pronto.Bom, não consigo resumir uma história mesmo, se vc chegou até aqui vai saber que o Chicão tirou a grana dele do bolso pagou o que na época correspondia a uns 5 lps duplos normais, comprou e me deu o disco que tenho até hj, prq aquele cara era "o cara"; além do que deu uma puta dura no amigo dono da loja dizendo que além de tudo ele havia tratado mal um amigo dele enquanto do lado de fora "por acaso" uma puta bandalheira acontecia entre turmas rivais se arrebentando nos corredores (rotina lá todos os dias, até morte saiu nas escadas rolantes que nunca funcionavam) e o cara se achando no castelo de luxor cuidando das jóias da realeza,rs

Depois de muito tempo cruzei esse cara de novo e ele me pediu um monte de desculpas, que ele era mau humorado mesmo à época e etc e tal, mas aí como eu tava em cia de alguns músicos conhecidos num evento eu disse que nem lembrava de nada, mas como podem ver não esqueci nenhum detalhe e por isso o Zappa e principalmente esse, tem um significado muito importante no meu caminho pelo mundo da música e hoje posso me dar ao luxo de ter mais de uma centena de trabalhos dele comigo, que ainda pretendo postá-los qdo abrir um blog só pra ele,rsSheik Yerbouti is a double vinyl album by Frank Zappa featuring material recorded in 1977 and 1978. It was first released on March 3 1979 as the first release on Zappa Records and re-issued on compact disc by Rykodisc on May 9 1995. The title is a play on words; Zappa appears on the cover in character in Arab headdress, and the name, meant to resemble an Arabic transcription, is pronounced like the title of KC and the Sunshine Band's 1976 disco hit "Shake Your Booty".Sheik Yerbouti represented a major turning point in Zappa's career. The first album to be released on his own eponymous label after his departure from Warner Bros. Records, it emphasized the comedic aspect of his lyrics more than ever before, beginning a period of increased record sales and mainstream media attention.The album featured more of Zappa's satirical and otherwise humorous or offensive material. "Bobby Brown (Goes Down)" is well-known worldwide, except for the USA, where it was banned from airplay due to its sexually explicit lyrics. "I Have Been in You" pokes fun at Peter Frampton's 1977 hit "I'm in You" while maintaining a sexually driven structure. "Dancin' Fool", a Grammy nominee, became a popular disco hit despite its obvious parodical reflection of disco music. "Flakes" includes a parody of Bob Dylan about the lousiness of laborers in California. "Jewish Princess", a humorous look at Jewish stereotyping, attracted attention from the Anti-Defamation League, to which Zappa denied an apology, arguing: "Well, I didn't make up the idea of a Jewish Princess. They exist, so I wrote a song about them".Some of Zappa's solos from the album began life as improvisations from Zappa's earlier work. "Rat Tomago" was edited from a performance of "The Torture Never Stops", which originally appeared on Zoot Allures; "The Sheik Yerbouti Tango" likewise from a live "Little House I Used to Live In", originally a Burnt Weeny Sandwich track. The song "City of Tiny Lites" featured an animation video made by Bruce Bickford which was featured on the Old Grey Whistle Test.Most of the basic tracks were recorded live, then extensively overdubbed in the studio. "Rat Tomago" is bookended by two brief pieces of musique concrète, constructed of studio dialogue, sound effects, and assorted musical fragments. In making "Rubber Shirt", Zappa combined a track of Terry Bozzio playing drums in one musical setting with one of Patrick O'Hearn playing bass in another, and totally different, musical setting. The tracks differed in time signature and in tempo. Zappa referred to this technique as xenochrony. Nearly every song on the album features numerous overdubs.Frank Zappa – Guitar, Arranger, Composer, Vocals, Producer, Remixing
Adrian Belew – Rhythm Guitar, Vocals, Bob Dylan impersonation
Ed Mann – Percussion, Vocals
Bob Stone – Digital Remastering
Terry Bozzio – Drums, Vocals
Napoleon Murphy Brock – Vocals (bckgr)
Joe Chiccarelli – Remixing, Overdub Engineer
Lynn Goldsmith – Photography, Cover Photo
Peter Henderson – Engineer
Andre Lewis – Keyboards, Vocals (bckgr)
Bob Ludwig – Mastering Engineer
Tommy Mars – Keyboards, Vocals
Kerry McNabb – Engineer
Davey Moire – Vocals, Engineer
Patrick O'Hearn – Bass, Vocals
David Ocker – Clarinet
Randy Thornton – Vocals (bckgr)
John Williams – Art Direction
Gail Zappa – Photography
Amy Bernstein – Artwork, Layout Design
Peter Wolf – Keyboards, Butter
Barbara Isaak – Assistant
Randy Thornton – Vocals, Vocals (bckgr)Tracklist:
I Have Been In You 3:34
Flakes 6:41
Broken Hearts Are For Assholes 3:42
I'm So Cute 3:09
Jones Crusher 2:49
What Ever Happened To All The Fun In The World 0:33
Rat Tomago 5:17
Wait A Minute 0:31
Bobby Brown Goes Down 2:49
Rubber Shirt (FZ/Bozzio/O'Hearn) 2:43
The Sheik Yerbouti Tango 3:58
Baby Snakes 1:50
Tryin' To Grow A Chin 3:32
City Of Tiny Lites 5:31
Dancin' Fool 3:43
Jewish Princess 3:16
Wild Love 4:09
Yo' Mama 12:35Produced by Frank Zappa (2LP, Zappa SRZ-2-1501, March 3, 1979)Fiz questão de colocar todas as capas do disquinho, é só clicar em cima copiar e salvar na pasta do seu disco, não coloquei junto pra não pesar mais, já que o arquivo está em 320kbps

Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

or Enjoy too!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

7 comentários:

  1. Bem, não tenho uma história tão forte com este álbum, mais tb tenho o Long Play, só que nacional.
    E considero entre os três que mais gosto do Zappa.
    Quem não conhece vai pirar.

    ResponderExcluir
  2. Dead,
    Mais coincidências:
    Sheik Yerbout foi o primeito Play do Zappa que caiu em minhas mãos (através de um primo mais velho).
    O Chicão que vc fala(da Devil Discos) realmente é um cara bacana 'praca', e quando eu vinha de Sorocaba pra Sampa, era lá uma das lojas que eu gastava meus mirrados Cruzeiros.
    E quanto ao "outro", pra quem conhece só um pouquinho da Galeria, não precisamos nem falar o nome do 'simpático senhor proprietário'. E o engraçado é que o cara virou sinônimo do local.
    Como no futebol, na cerveja e na música, tem gosto pra tudo...
    Abraços fraternos,
    -- zm

    ResponderExcluir
  3. Verdade Mr. é que muitos hj como eu mesmo, não tem como ouvir suas bolachas e muitas se perderam com o tempo, então aí está uma oportunidade de ouvir o que é considerada a obra prima do cara, aliás o primeiro produzido e gravado por ele, de cabo a rabo,como ele arrumava tempo?rs
    ZM, sempre atento, sabia que acharia quem navegaou comigo nos detalhes,e aquele cara virou símbolo sabe prq? Prq depois de quase morrer uams n vz decidiu se comportar melhor e como disse na realidade na transição do lp pro cd o teimoso quase morreu de fome,e aí nada como umas lambadas da vida não?
    Ah, e o s puxa sacos que trabalhavam com ele não prestavam como ele, tinha acho um negrão boa gente que destoava de tudo(até na cor,rs). Chicão, quem via até se assustava, mas foi um dos melhores seres humanos que conheci e convivi, viagem no tempo ZM, dá saudades até das broncas,rs
    Enjoy, valeram os comentários mesmo,thanks!!!!!

    ResponderExcluir
  4. pigspirit10:43 PM

    Que historinha mais tacanha... baixo astral... energia ruim.
    Frank Zappa é sinônimo de bom humor!!!!!
    SARAVÁ!

    ResponderExcluir
  5. pigspirit = espírito de porco
    Só pra constar a ironia, vai... rs

    ResponderExcluir
  6. Porra é só não ler, que tal?
    Ou está subentendido que tem de entrar e ler? Leia se quiser,agora me dizer o que escrever e catalogar ainda por cima? Desde qdo contratei ombudsman? Qdo precisar de conselhos sobre o que escrever vc deixa um email aí e eu te mando pra vc analisar se eu posso postar ok? Enquanto isso......vai lendo aí ou então faz melhor e me manda o endereço pra eu postar aqui ok? Faço questão, aí iremos beber na fonte da genialidade e nos tornaremos todos melhores a sua sombra né ps????
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. É incrível como seu blog é diversificado. Mesmo depois de 3 anos tanto a história que, infelizmente, não é reservada apenas a essa loja da galeria, junto com o significado desse álbum no rol dos acontecimentos mexeram com minha imaginação. Resolvi comentar antes de escutar o álbum, mas assim que tiver digerido ele deixarei minhas impressões por aqui, no meu mais novo blog favorito. =) Abraço!

    ResponderExcluir