13 de jul. de 2010

Black Sabbath - Eternal Idol ou Eternal Idol????

Bem, como tudo que se relaciona ao Black Sabbath é sempre envolto numa aura de mistério, esta parte de sua história não poderia ser diferente.
Muito aliás, se fala dessa época, mas na verdade poucos sabem o que realmente aconteceu; não querendo aqui dizer que sou detentor da verdade única, mas que através de amigos que estiveram muito próximo aos fatos vou relatar o que eles me contaram.

Tentarei ser breve: Sai Ozzy, entra Dio, sai Dio entra Gillan, sai Gillan entra Glenn Hughes e sai Hughes.....aqui começa o nó!
Qdo Glenn Hughes devido a problemas sérios com drogas e bebidas (dizem que era garganta, tá!!!) grava o Seventh Star e ainda dele numa apresentação fechada meio que ensaio sobra uma edição original de apenas 500 cópias do Eight Star ( que aliás abre com um som do Tull, a música "Cry to a Song" que aqui ganhou o nome de "Shakin'my wings", talvez saudades de Tony da sua passagem meteórica pelo Tull, rs, e por acaso tenho uma delas); devido a amizade e bom relacionamento com Tony Iommi ele (Glenn heim?, atenção à este fato!!!!!) diz ao parceiro que precisava dar uma parada senão "ia pras picas".

Mas para não deixar o projeto Iommi/Sabbath parar indicava pra Tony um garoto que ele, Glenn (The Voice of Rock"), considerava seu sucessor; um jovem promissor de nome Ray Gillen o qual participou e participava de uma banda chamada Badlands.

Confiando na dica e sem muito tempo pra pensar, Tony de imediato chama Ray e o convida pra uma sequência de shows e a montagem do próximo álbum; afinal segundo Glenn Hughes, Ray era um fã incondicional do Sabbath conhecendo tudo deles, o que tornaria muito mais fácil sua imersão no projeto.

"Atenção", não houve imposição nenhuma de gravadora; o que Tony Iommi nunca tolerou, e pra mandar um pra PQP não lhe custava nada; o que realmente ele queria era continuar seu projeto sabático, afinal estava "só" como único remanescente oficial da banda que nem mais levava o nome original.Ray Gillen caiu como uma luva naquele momento, um puta de um vocalista com uma baita presença de palco, jovem e bonito; o que mais precisaria pras coisas engrenarem de novo?

Bom.....no Sabbath as coisas nunca acontecem como previsto e depois de shows fantásticos e da gravação da master do álbum Eternal Idol; Ray Gillen "bate com as caxuletas"(rezam tanta lendas que fico com a mais provável: overdose!) e Tony fica sem saber o que fazer!!!!!!.

Nesta época (entre 85 e 87) foi-lhe apresentado um outro vocalista de nome Tony "The Cat" Martin ( o empresário dele era muito ligado a Tony e Glenn) e o improvável aconteceu: "Limaram" os vocais de Ray Gillen e trocaram por Tony Martin lançando assim o já enroscado Eternal Idol; que além disso, também teve dois baixistas "Dave Spitz e Bob Daisley"; "dois bateras Eric Singer e a volta aos pedais de Bev Bevan"; Geoff Nicholls nos teclados (olha ele aqui)e claro Tony Iommi.

Começaram gravando em Monserrat, Londres e terminaram suas gravações nos States; com isso também tendo a influência direta de pelo menos três produtores e mais uma infinidade de percalços.
Mas o que trago pra vocês é uma versão original da época da chamada "demo-tape" do álbum "Eternal Idol" com os vocais de Ray Gillen em apenas 06 faixas de estúdio e fora de sequência entre a 03ª e a 04ª e ainda + 08 versões ao vivo.Qual a diferença de algumas versões que rodam pela net com títulos de "definitivos", "colections" e outros quetais?

É que esta versão me chegou as mãos através de alguém que trabalhou no projeto e sei que realmente não é uma cópia de uma cópia de uma cópia; aliás esta iria para o lixo a bem da verdade e além do mais na época que tomei contato com o material, como comecei dizendo, tudo ainda estava envolto em sigilos e segredos de gravadoras e a banda.

Afinal estava dando tudo certo e na sequência descambou tudo de novo; o que se chegasse a público com certeza comprometeria o projeto, o lançamento do álbum e mergulharia mais ainda em descrédito a possibilidade de Tony Iommi ressuscitar o Black Sabbath e se tornaria mais vaga prq mais uma vez dava tudo errado pra dar certo.

Como disse, existem versões mil por aí da história e das gravações; mas baixe e ouça se quiser conferir como estava na época a pegada da banda e quais rumos poderia ter tomado.

A qualidade de áudio não foi alterada por ninguém que teve contato com o material, então vc vai perceber deficiências; só ripei do mesmo cd e melhorei um pouco a taxa de bits, mas preferi preservá-la assim e agora divido aqui com meus parceiros de viagem.Obs: A capa acima foi só retirada da net pra ilustração e os dados nas musicas foram colocados por mim, afinal veio sem nenhuma referência e nada registrado, a não ser os nºs das faixas.

Outra obs: Antes que surjam os ditos "sabe tudo", eu preservei o post da época com algumas atualizações de imagem e texto sem interferir na essência do original, mas como disse eu ganhei de um amigo que trabalhou muito próximo à tudo que acontecia e por isso o acesso à gravação que iria pro ralo e então é por isso que é meu e compartilho com quem quiser de graça algo que não deveria existir (tétrico, tá parecendo conto de terror).

Mais uma obs: Repito, as histórias são muitas e os mitos e lendas nascem desse vazio que acontece entre ouvir falar e estar lá na hora "H"; bem confio em quem me contou e sei o que ele fazia e onde estava à época, como qqr dia vou trazer um pouco da história do PFM, que vivi uma parte bem próxima, e aí sim posso justificar a fama de arrogante ou metido que alguns me dão, mas fazer o que se conheci de junto andar e não de ouvir falar? e se realmente tenho algum material considerado ùnico?rs.... Post original em 28/09/08

Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. libia3:03 PM

    não... o Ray Gillen antes do sabbath ainda não tinha formado o badlands, primeiro ele entrou no sabbath pra turnê do seventh star, chegou a gravar o eternal, mas por problemas entre eles não foi lançado oficialmente, então entrou o tony martin, em 87. Aí sim, enquanto isso Ray gillen formou badlands juntos com outros grandes músicos do hard rock, mt bom mesmo, mas foi em 93 que infelizmente ray gillen morreu de aids dia 1 de dezembro.. uma pena, ele mesmo mt debilitado ainda gravou um dos seus projetos. ele não saiu do sabbath pq bateu as botas e nem morreu de overdose.

    ResponderExcluir
  2. A Morte de Gillen

    Após ter completado a turne no Reino Unido, Gillen foi demitido da banda. Lee insistiu a imprensa de que a banda continuaria com John West. Entretanto, a Atlantic Records, reincindiu o contrato com a banda. Gillen então apareceu com a banda solo de George Lynch no álbum Sacred Groove. Após isso, ele formou a banda Sun Red Sun, com o guitarrista Al Romano, o baixista Mike Starr (Alice in Chains) e o baterista Bobby Rondinelli. Mas o grupo se desligou, Gillen foi diagnosticado com o vírus HIV. Em 3 de Dezembro de 1993, ele morreu na sua casa em Nova Jersey devido a complicações com a AIDS. Cinco anos depois, a banda lançou o cd Dusk, mas não fizeram turnê.

    Libia (deve ser feminino certo?) eu não narro como vc escreve, se prestar atenção eu jogo com as palavras e brinco com elas prq quem quiser faz o que eu fiz acima, copia de qqr lugar e posta.
    Costumo colocar minhas próprias observações e depois as coisas técnicas e as vz nem ponho.

    Só uma coisa que talvez vc não saiba: existe na net agora muita coisa sobre ele mas tudo repetido da época do sabath sabe prq? Prq as masters originais estão com alguém muito conhecido, então pra mim importava era colocar o som, e aí está, e depois disso (olha a data do post) começaram a pipocar coisas sobre ele, esse era meu interesse.
    Dê mais uma olhada nos posts qdo tiver tempo e não se pegue em um só que vc vai notar meu estilo de postagem e aí entender o que explico.
    Pra data exata bastaria um obituário e não um blog com uma master rara e original,afinal está no meu acervo, então sei o que digo certo?
    Enjoy!!!!!

    ResponderExcluir