4 de jul. de 2010

For Absent Friends - Both Worlds (1991)

Este progressivo holandês me foi apresentado pelo maninho Mactatus que sempre visitava no Voo 7177 (que até onde sei deve voltar ao ar no meio do ano, tomara mesmo,rs) prq tinha muito respeito pelo trabalho que eles realizavam lá.

É uma banda até certo ponto desconhecida do circuito mainstream , mas de uma qualidade impressionante e de uma sonoridade que nos remete onde muitas bandas se perderam e de outras novas que não encontraram mais o caminho.

A viagem é acariciada com vocais que poderiam-se dizer perfeitos e uma dicção idem; eu sei que a Holanda já nos deu muita coisa boa e a escola é tradicional, mas posso dizer ter ficado surpreendido para o bem e espero que gostem.

Qdo disse no post anterior que iria postar um progressivo era deste que falava, mas tb não perdeu-se nada prq os Gales Bros são realmente muito bons, mas este som é simplesmente divino e está anos luz a frente de muita banda pseudo prog que navega nas capas de blogs tradicionais.

Eu realmente não entendo a dificuldade de sair do chamado (por mim é claro,rs) circuito progressivo de boutique, que são esses chatos de plantão que criticam tudo que não siga a cartilha?????que eles mesmo criaram , uma espécie de circuitinho "in" e quem não segue essa linha é bombardeado e até perseguido como já fui, só por variar sonoridades e não ser purista?????como eles se acham ser, até parecem uns tais arianos surgidos no passado e ainda bem vivos até hoje, mas no fundo estão mais pra fundamentalistas e intelectualóides que acham qqr nome italiano difícil e comprido "fantástico" e nem imaginam que tal som lá ou em qqr lugar de respeito nunca obteve a devida reputação justamente por não ter o devido gabarito.Mas eles se acham e o que mais impressiona é que muitos são jovens e aí tem a desculpa da idade e do desconhecimento (claro que um pouco de pesquisa ajudaria mas...) mas outros já rodados, travestem seus blogs de nomes assim e eu me espanto ao encontrá-los; principalmente qdo como citei são italianos; os quais pude ter um bom contato desde os anos 70 e até hoje mantenho uns chats on line semanais pra conversarmos justamente sobre isso o que claro me dá a oportunidade de atualizar minha visão com a de quem realmente está no meio desde o início e ainda por cima tocando, o que é melhor ainda.

Bem, paciência, nem eu sou dono da verdade e nunca pretendi pensar em sê-lo, mas ver muita asneira assim me cansa a pelagem lupina, e aí só ouvindo um maravilhoso som como este direto do Voo 7177 pra acalmar meu humor; Mactatus vc tá fazendo falta meu irmão.

Na próxima pretendo postar o segundo que tenho deles e que julgo tão bom qto
este e qdo digo maravilhoso eu insisto, este é um dos melhores trabalhos de rock progressivo que já ouvi, com começo meio e fim, como toda boa obra prog qdo quer e tem talento deve ser.Banda:

Edwin Roes (guitarras)
René Bacchus (baixo, vocal)
Edwin Wernke (bateria)
Alex Toonen (vocal)
Peter de Jong (teclados).

Faixas:
1.Both Worlds (8:24)
2.Attitude (5:10)
3.Different Faces (2:20)
4.Never ending Rain (4:32)
5.Quietly Loving You (4:35)
6.FAF (4:59)
7.Tell Me (6:10)
8.Dreamer (4:58)
9.Move on (You and I) (4:37)
10.Left emergency-hung (1:01)

Obs: Post original em 22/01/09 e agora atualizado e com link do próprio Voo 7177 ainda bem vivo em homenagem.

Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Mano Dead

    Em algum lugar do meu baú, eu tenho um do For Absent Friends... não sei qual, mas vou verificar.

    Lembro de que, na época, estava extasiado com um blog de um cara, que nos brindava com altos lançamentos de neo-progressivo, heavy-progressivo e tantas outras vertentes, e, como tantos, foi catapultado para fora do internet universo... Depois do progarchives.com, era lá onde eu acabava conhecendo novos grupos e encontrei trabalhos que não conhecia de velhos grupos.

    Foi lá que encontrei este do For Absent Friends, que vou verificar qual e, se você não tiver, eu subo para compartilhar.

    Bom é isso... um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Mano Dead

    Esqueci de falar que estou baixando este e agradeço pelo post!

    Outro abraço.

    ResponderExcluir
  3. Só de lembrar e querer dividir já me sinto recompensado e vc sabe que não tenho meia conversa, cara será um prazer, eu peguei este e o Running Circles com o Mac, caso vc tenha algo manda bala vamos subir, se quiser pode me dar pronto que posto, vai ser um prazer ok?
    Agradeço sua amizade querido guerreiro doido,rs
    Dois abraços, se vc mandasse mais um e eu respondesse iriam achar que somos maçons,mas tb pouco me importa o que cada um é, gostando de música boa é difícil ser ruim, claro que existem excessões,bjs
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir